Será realizada, de 18 a 20 de novembro, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), a XIV Jornada de Estudos Antigos e Medievais "Cidades, comércio e instituições educativas: espaços de civilidade, urbanidade e conhecimento na Antiguidade e na Idade Média”. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, pelo Departamento de Fundamentos da Educação e Departamento de Teoria e Prática de Educação.

A coordenação geral do evento está sob a responsabilidade da professora Terezinha Oliveira.
A Jornada é uma atividade regular, anual, promovida pelo Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq com o nome de "Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade", com o apoio do Grupo Cultura Medieval, da Universidade Estadual de Londrina, do Laboratório de Estudos Antigos e Medievais, da Universidade Estadual de Maringá e, por fim, trata-se de uma atividade científica vinculada à Associação Brasileira de Estudos Medievais.
Os Grupos e a Associação Brasileira de Estudos Medievais congregam estudiosos em diversos níveis de formação e campos do conhecimento, como Educação, História, Filosofia, Letras, Teologia, Direito, Artes Plásticas, Música, Literatura, Linguística, Estudos das Imagens e Ciências Naturais.
O objetivo geral do evento é propiciar aos alunos de graduação em pedagogia, história, Filosofia, letras e áreas afins, aos professores do ensino básico, bem como aos alunos da pós-graduação, especialmente do mestrado e doutorado em Educação, o acesso às pesquisas acerca da Antiguidade e da Medievalidade.
Com isso, pretende-se promover o acesso às fontes relativas a esses períodos, bem como os debates sobre os fatos, conceitos e ideias dessas duas épocas históricas sobre a contemporaneidade ocidental.
Outras informações sobre a Jornada podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico http://www.ppe.uem.br/xivjeam/apresentacao.htm. Ou pelos telefones (44) 3011-4853 e 3011-5076.