A Universidade Estadual de Maringá homenageou os servidores que se aposentaram durante o primeiro ano de gestão da atual administração. A homenagem foi uma iniciativa da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários, com apoio do Sinteemar (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá) e do Sesduem (Seção Sindical dos Docentes da UEM).

Uma cerimônia simples, marcada pelos discursos emocionados, deu o tom à homenagem, que foi realizada na última sexta-feira, dia 30, no auditório do Bloco B-33. Os novos aposentados foram agraciados com um diploma que expressa o reconhecimento pelos anos de dedicação à Universidade.

O pró-reitor de Recursos Humanos, Bruno De Angelis (foto acima), destacou que a diplomação é uma forma de registrar formalmente na história da Instituição a contribuição que tantos homens e mulheres deram para a construção da UEM. “São tantas histórias para serem contadas e lembradas”, disse o pró-reitor. Reconhecendo que a aposentadoria pode ser um período difícil, De Angelis afirmou que a chave é não unir aposentaria e estagnação. E deu um conselho a todos. “Aposente a falta de perspectiva, compartilhe novas experiências e descubra onde sua fé enraizou e plante ali os melhores sonhos”, disse, expressando um sonoro obrigado a todos os novos aposentados por “nos terem dado tanto de suas vidas”.

Falando em nome dos aposentados, César Pereira, diretor do Sinteemar, lembrou que nessa nova fase é importante manter o estado de ânimo, cuidar bem da saúde e, principalmente, continuar disposto a aprender coisas novas e adquirir novos conhecimentos.

O reitor em exercício, Julio Damasceno, parabenizou o pró-reitor de Recursos Humanos e toda equipe da PRH pela ideia da diplomação, que permite à administração prestar o devido reconhecimento a todos que por aqui passaram. Declarando conhecer muitos dos homenageados desde os tempos em que era aluno da UEM, Damasceno destacou que eles farão uma falta imensa à Universidade.

Damasceno também citou a necessidade da administração em manter o diálogo com o governo no sentido de fazer com que o Estado promova a reposição dos servidores e  autorize a expansão de vagas, considerando que a Universidade cresceu muito.

Neste último ano, 93 servidores se aposentaram, entre os quais 38 compareceram à cerimônia de certificação. Para 2016, o número deve aumentar bem mais pois 300 servidores já poderão entrar com o pedido de aposentadoria.

A cerimônia também reuniu a professora Luiza Marta Bellini, representando o Sesduem, a chefe de Gabinete, Jorgete Constantin, as pró-reitoras de Administração, Maria Helena Ambrósio, de Pesquisa e Pós-Graduação, Célia Regina Tavares Grahen, de Extensão e Cultura, Itana Gimenez, além da Assessora de Planejamento, Alice Murakami, diretores de centro e servidores de diferentes setores da UEM.