O centenário de nascimento do arquiteto Vilanova Artigas (1915-2015) será comemorado nesta quinta-feira, dia 29, em Maringá. O evento, que contará com exibição do documentário Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz, começa às 19h30, no Teatro Calil Haddad. O documentário repassa a vida e a obra do arquiteto e urbanista paranaense, com depoimentos de colegas, como os arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Ruy Othake, além da família e de outros personagens que conviveram com o curitibano, como o ator e amigo Juca de Oliveira.

Em artigo publicado no Jornal O Duque, edição nº 18/2015, intitulado Artigas no Duque, a arquiteta e professora da UEM, Tânia Nunes Galvão Verri, comentou que “A força de sua fala, o domínio do discurso artístico e sua militância resultaram num conjunto de obras constituídas solidamente, que atingem, sobretudo nas obras paulistas, uma linguagem própria, forte e característica de quem atuava nos campos político e profissional, indistintamente”.

Para a professora da UEM, Artigas foi um autor que fazia arquitetura com arte. “Sua obra é monumental e eterna e sua mensagem, revolucionária”. Tânia Verri relembra o início de sua relação com Artigas. “Nossa relação com o mestre se iniciou de maneira prosaica, pois a primeira vez que chegamos a Londrina – cidade que tem um acervo importante de sua autoria – no final dos anos 1980, desembarcamos na mais moderna rodoviária do país. Não tínhamos consciência disso, tampouco da relevância de seu trabalho, ideia que foi, na graduação em arquitetura na UEL, apresentada e apreendida. Imediatamente tivemos a noção do tamanho de seu pensamento e obra, e se tornou o grande mestre para as ações arquitetônicas, políticas e sociais.

As obras de Londrina foram concebidas, segundo o próprio autor, “ao sabor da época”, revelando a sintonia que estabelecia com as vanguardas modernas, nas figuras de Le Corbusier e Oscar Niemeyer”. A solenidade é promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil/Núcleo de Maringá, com apoio da UEM/CTC/DAU, da Secretaria de Cultura de Maringá, Conselho de Arquitetura e Urbanismo/PR.

A entrada é franca, mas a presença deve ser confirmada pelo e-mail atendimento.maringa@caupr.gov.brPara outras informações acesse este link