O Grupo Meu Clown arrancou risos e aplausos de alunos do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) durante a apresentação que marcou a abertura da segunda edição da Semana do Livro e da Biblioteca, ocorrida nesta segunda-feira, dia 26, na Biblioteca Central (BCE) da UEM. A garotada vibrou e se divertiu com a história do menino que sonhava em ser marinheiro e que tudo fez para realizar seu sonho.  Além dos alunos e professores do colégio, estiverem presentes o vice-reitor Julio Damasceno, a pró-reitoria de Ensino, Ana Obara, a diretora da BCE, Marisa Nogami, servidores do setor e docentes de diversos centros da UEM.

Marisa diz que o convite para que os alunos do CAP participassem da abertura teve um objetivo: inserir esse público no espaço de uma biblioteca universitária. “Afinal, potencialmente eles são nossos futuros usuários”.

Marisa Nogami  e o livro mais antigo da BCE

Após a apresentação, todos foram convidados a visitar a Exposição O universo de possibilidades entre o passado e a contemporaneidade: tesouros bibliográficos. A exposição, montada no hall de entrada da BCE, mostra ao público algumas obras raras que compõem o acervo da Biblioteca, mas que são de acesso restrito. Entre elas estão livros do século XVIII. Destaque para o Dicionário Portuguez Latino, publicado em 1917 e que, segundo Marisa Nogami, é o livro mais antigo do acervo. “São mais de vinte raridades expostas”, explica a diretora. Atualmente, o acervo de obras raras da BCE compreende cerca de 800 livros.

Nicolas Rafael: muita história

Nicolas Rafael Custódio, aluno do CAP, diz que gostou de visitar a exposição e ver livros tão antigos. Segundo ele, a mostra “carrega muita história”.

Programação de Cursos - A 2ª Semana do Livro e da Biblioteca segue até 30 de outubro com uma programação que inclui vários cursos, entre eles Soluções Básicas em Informática; oferecido durante toda a semana, das 8 às 12 horas, no Laboratório do NPD, Bloco 110. O programa engloba segurança, ferramentas de arquivo, reprodutores de vídeo e áudio, ferramentas de imagem, navegadores de internet, compartilhamento de arquivos, entre outros.

O curso EndNote Basic: como gerenciar referências, será nos dias 28 e 29, das 13h30 às 17h30, no Laboratório do NPD, Bloco 110. No programa estão: principais aplicações, organização e agrupamento de referências, utilização de plug-in para formatação bibliográfica e citação de referências.

Redação Cientifica e Normas Técnicas Aplicadas a Trabalhos Acadêmicos e Diretrizes para elaboração de artigos científicos fecham a programação de cursos da Semana. O primeiro será oferecido no dia 30, em duas turmas: das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30, na BCE. O segundo teve início hoje e segue até o dia 30, das 13h30 às 17h30, na BCE.

Ainda há vagas para alguns cursos e as inscrições podem ser feitas pelo site www.eventos.uem.br.