A UEM está debatendo sua política ambiental dentro da quinta edição da Semana Ambiental, que está sendo realizada de 18 a 25 deste mês. O evento foi aberto oficialmente na segunda-feira, dia 19. Durante a solenidade, a assessora de Planejamento da Universidade, Alice Murakami, comentou sobre o papel do Programa Pró-Ação na busca da definição e implantação da política ambiental da Instituição e sobre o comitê na área que envolve os pró-reitores e assessores da UEM para levar a Universidade rumo à sustentabilidade.

O coordenador do Pró-Ação Ambiental, Marino Elígio Gonçalves, fez um resgate da Semana Ambiental e destacou a busca da sustentabilidade como objetivo a ser perseguidos por cada um de nós. Falou ainda do desejo de sensibilizar outras pessoas para a causa. Para o professor, o momento é propício para alcançar o objetivo de transformar a UEM em uma universidade sustentável. A coordenadora geral do Pró-Ação, Catarina Makiyama, comentou sobre o peso e a dedicação dos presentes em defesa do ambiente e convidou os presentes a participarem do plantio de 800 mudas de árvores na Fazenda Experimental de Iguatemi, no sábado, dia 24.

O diretor do Centro de Tecnologia, Ricardo Dias Silva, iniciou sua fala dizendo considerar o evento um sucesso e elogiando o grupo altamente qualificado para desenvolvimento da política ambiental da Instituição. Para ele, o primeiro passo a ser dado para ter mudança é enxergar os problemas, as situações precárias em questões ambientais e estruturais. Chamou a atenção também para necessidade de se valorizar as pessoas que se envolvem com a Universidade. A política ambiental da UEM, para o professor, será implantado caminhando, no dia-a-dia. O desejo, segundo Silva, é entregar a UEM muito melhor para gerações futuras.

A pró-reitora de Ensino, Ana Obara, elogiou a equipe que tem trabalhado incansavelmente em prol da política ambiental e o envolvimento dos pró-reitores na questão. Obara comenta que falar de política ambiental é muito mais que discutir a ecologia e plantar árvores, envolve as tensões e conflitos que vivemos em várias áreas para viver a plenitude do ambiente. Comemorou a participação dos presentes ao evento que se tornam multiplicadores ambientais. Finalizou citando que devemos ampliar o olhar nesse mundo em que vivemos, mas precisamos, primeiro, arrumar nossa casa.

Logo após a abertura, houve mesa-redonda para discutir Política Ambiental. Os participantes convidados foram os professores Antônio Fernando Silveira Guerra, integrante do grupo de pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade, da Universidade do Vale do Itajaí; Elenice Tavares Abreu, assessora especial ambiental da UEM; e Marino Elígio Gonçalves, coordenador do Proação Ambiental da Instituição.

Outros debates também integram a programação do evento, que tem ainda ações de interesse não só da comunidade acadêmica, a exemplo da Feira de Produtos Orgânicos. As bancas serão montadas na passarela central da UEM na terça-feira, dia 20, das 14h30 às 18 horas, com a venda de hortaliças e produtos agroecológicos de agricultura familiar. Outro destaque é a coleta de lixo eletrônico, marcada para quinta-feira, dia 22, das 9 às 21 horas, no Estacionamento do Restaurante Universitário.

A Semana ainda vai contar com diversos minicursos, das 14 às 18 horas, nesta segunda-feira (19). Os temas dos minicursos são bem abrangentes: compostagem urbana, reuso de água, artesanato agroecológico, trilhas interpretativas em UCs e educação ambiental.

O início da programação da Semana Ambiental foi neste domingo, dia 18, com lançamento da Rede Solidária de Consumo Consciente e o Almoço Agroecológico da Roça. Ainda durante o evento, houve o lançamento do Dossiê da Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde.

Para outras informações entre em contato com o Proação Ambiental, pelo fone 3011-5846, ou no endereço http://www.cpr.uem.br/files/eventos/semana-ambiental-07-10-2015.pdf.