Com a conclusão das obras do Contorno Oeste, que contempla nesse momento o prolongamento da rua Itamar Soares, a construção da ponte e o prolongamento da rua Mário Clapier Urbinatti (sentido hospital universitário), essas vias serão liberadas para o trânsito a partir deste domingo (11).

Segundo o prefeito do Câmpus Universitário, Carlos Augusto Tamanini, a Prefeitura de Maringá construirá cinco faixas elevadas para cadeirantes, sendo duas na Rua Itamar Orlando Soares, em frente à Creche da UEM e na Rua Bragança, e três na rua interna do câmpus. As três faixas elevadas da Rua Interna fazem parte da contrapartida da Prefeitura de Maringá.

Em relação às obras da contrapartida, o cercamento e as faixas elevadas já estão em fase de execução e os outros serviços, como a construção de vias e estacionamentos, estão em fase de licitação pela Prefeitura de Maringá, marcada para acontecer no dia 23 de outubro. A Prefeitura de Maringá, informa que, em virtude dessas mudanças envolvendo a liberação do Contorno, novos sentidos serão implantados, como a alteração do sentido da rua Mário Clapier Urbinatti, que passa a ter mão única entre a avenida Mandacaru e a avenida Professor Lauro Werneck, além da implantação de uma mão inglesa, na rua lateral do Condomínio Residencial Maurício Schulman, entre a rua Mário Clapier Urbinatti e a rua Professor Itamar Orlando Soares.A mão inglesa será implementada para garantir que as pessoas que trafegam pela Mário Clapier Urbinatti, em direção à universidade, possam fazer o retorno sem a necessidade de aguardar quem vem na direção contrária.
O contorno oeste da UEM inclui a drenagem de 3,7 mil metros, a pavimentação de 32 mil metros quadrados e a construção de duas pontes, uma na rua Itamar Orlando Soares e outra na avenida Alício Campolina, nos fundos da Vila Esperança, que já está liberada para o trânsito.