O Programa de Pós-Graduação em História e o Departamento de História, da Universidade Estadual de Maringá abriram, nesta terça-feira, o VII Congresso Internacional de História, o XXXV Encuentro de Geohistoria Regional e a XX Semana de História, na presença do vice-reitor Julio Damasceno.

“O objetivo desses eventos é integrar historiadores, professores, alunos de pós-graduação e de graduação dos mais diversos países, promovendo atividades e debates sobre o atual estado da arte da produção historiográfica”, disse o coordenador dos eventos e do Programa de Pós-Graduação em História da UEM.

Neste VII Congresso acontece concomitantemente o XXXV Encuentro de Geohistória Regional, pela primeira vez no Brasil, que apresenta os resultados de pesquisas não apenas históricas e geográficas regionais, mas também nas áreas da linguística, filosofia, história da arte, demografia, antropologia e arqueologia.

A conferência de abertura contou com a professora Renata Siuda-Ambroziak, do Centro de Estudos Latino-americanos da Universidade de Varsóvia/Polônia, que falou sobre Política e Religião no Brasil: uma visão do outro lado do Atlântico. A professora fez um panorama dos dois campos – religião e política – desde a Colonização, o Império, a Velha República, a Era Vargas, a Teoria da Libertação, os anos 80 até o governo Dilma Houssef, mostrando como os líderes religiosos entraram e entram no cenário político movimentando-o. “Discutimos também a influência do campo religioso nas escolhas políticas dos seus seguidores”, explicou a professora polonesa, que ainda destacou que, durante o século XX, “as instituições católicas brasileira e polonesa, em diferentes contextos ideológicos – militar, no Brasil, e comunista, na Polônia – tiveram um papel importante nos bastidores da política progressita destes dois países”.

A professora Renata ainda visitou, na tarde desta quarta-feira (7), a reitoria da UEM, ao lado da professora Solange Ramos de Andrade, do Programa de Pós-Graduação em História da UEM. As duas foram recebidas pelo reitor Mauro Luciano Baesso; o vice-reitor Julio Damasceno; e a coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional da UEM, Silvana Marques Araújo.

A programação do Congresso segue até sexta-feira, dia 9, na Faculdade Cidade Verde, em Maringá. Informações no site http://www.dhi.uem.br/.