Uma análise da obra do pensador theco do século XVII, que defendeu o ensino de “tudo para todos”, é tema de mais um dos lançamentos da Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem). Trata-se do livro “COMÊNIO ou da arte universal de ensinar tudo a todos totalmente”, de João Luiz Gasparin, professor do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Conforme relata a obra, a análise das obras pedagógicas de Comênio mostrou que a sua didática, no século XVII, foi uma expressão coerente, no campo pedagógico, das necessidades históricas dos homens na transição do feudalismo ao capitalismo. Foi uma didática que, ancorada no medieval, traduzia ao mesmo tempo as grandes transformações materiais e espirituais do início da Idade Moderna, constituindo-se uma contribuição específica e significativa de Comênio à construção do novo tempo.
Comênio apreendeu a universalidade, os avanços das ciências naturais e da nova forma de trabalho, que se instituíam naquele período, e os traduziu de uma maneira peculiar, por meio de mediações específicas, para o campo pedagógico, construindo a expressão mais avançada, para aquele momento, da arte universal de ensinar tudo a todos, totalmente.
Evidenciou que aos novos conteúdos sociais de cada época corresponde, necessariamente, a uma nova forma de comunicá-los na escola. A nova arte de ensinar tem como modelos a natureza, a mecânica, o método das ciências naturais e a nova forma de trabalho.
Na construção de seu pensamento didático-pedagógico o autor recebeu fortes influências de Bacon, Ratke e Descartes, seus interlocutores diretos. Em seu processo de apreensão da realidade social e educacional, bem como de sua expressão pedagógica, Comênio passou de uma expressão relativa em Didáctia Magna a uma expressão educacional universal em sua obra Pampaedia.
Jan Amos Komenský, em latim, ou Comênio, em português, foi um inovador e um dos primeiros defensores da universalidade da educação, conceito que defende em seu livro Didactica magna. É considerado o pai da educação moderna. Aplicou um método de ensino mais efetivo, a partir dos conceitos mais simples para chegar aos mais abrangentes. Preconizava o aprendizado contínuo, por toda a vida, e o desenvolvimento do pensamento lógico, em vez da simples memorização.
O livro do professor João Luiz Gasparin é vendido a R$ 40,00, mas para aquisição diretamente na Livraria da Eduem, no Bloco F-5, câmpus universitário, até o dia 12 de outubro, o desconto é de 50%. A livraria fica aberta das 7h40 às 11h30 e das 13h30 as 17h15. O site é www.eduem.uem.br e a fanpage www.facebook.com/livrariaeduem. Outras informações podem ser adquiridas pelo telefone 3011-4394.