O Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM (Mudi) promove abertura da Exposição Entomológica Professora Yoko Terada, nesta quarta-feira, dia 30, às 19h30. O objetivo, segundo a professora Débora de Mello Gonçalves Santana, é incentivar o olhar para os insetos no nosso cotidiano. A exposição, que será permanente, oferece mais informações sobre esses animais “tão peculiares” e contará com explicações a respeito da importância dos insetos para a natureza, seu processo evolutivo, as doenças que podem transmitir, entre outros assuntos. A professora reforça o convite para que as pessoas compareçam ao Mudi para conhecer as baratas-gigantes-de-madagascar, enquanto aprende mais sobre a maior e mais diversificada classe de animais.

Esta exposição é também uma homenagem a professora Yoko Terada, falecida, que foi do Departamento de Biologia da UEM e que doou sua coleção de insetos particular para o Mudi, totalizando mais do que 8 mil exemplares, sendo uma das maiores do Paraná. Mas apenas parte do acervo estará à mostra para resguardar o material em ambiente climatizado para sua preservação.

A professora Maria Auxiliadora Milaneze Gutierre aproveita a ocasião para conscientizar as pessoas para que não matem os insetos e só recolham os exemplares já mortos. Informa ainda que, durante a exposição, os visitantes também poderão ver insetos no microscópio, orientados por monitores. O horário de visitação é das 8 às 11 e das 14 às 17 horas de terça a sexta-feira. Às quartas-feiras, as visitas também podem ser feitas das 19 às 22 horas. Grupos e colégios podem agendar visitas pelo fone 3011-4930.