Maringá lançou a Rede Solidária de Consumo Consciente que tem como objetivo garantir alternativas para uma comercialização justa dos produtos agroecológicos da região, facilitar o contato dos consumidores com os produtores e estimular o consumo de alimentos saudáveis.

A primeira entrega dos produtos diretamente a 86 consumidores foi feita no dia 25. Foi um teste de logística para acertar os últimos detalhes para que o processo possa entrar em funcionamento continuamente. A previsão é que a próxima entrega dos produtos ocorra em 30 de outubro. Os consumidores interessados poderão ter acesso ao catálogo dos produtos, que vão desde verduras e legumes até doces, massas, iogurte e granja, a partir de 18 de outubro, em site, com preços mais acessíveis.

 

O site será lançado oficialmente nesse dia durante o Almoço Agroecológico da Roça na UEM. O convite para o almoço pode ser adquirido no Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (Nads), fone 3011-5847, a R$ 25. Nessa ocasião, também será lançado o dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) sobre os riscos que os agrotóxicos oferecem à saúde humana.

Enquanto o site não é colocado no ar, os produtos podem ser encontrados na feirinha, às terças-feiras, das 13 às 17 horas, no corredor central da UEM (próximo à Cantina Central).

Os cerca de 60 fornecedores dos produtos agroecológicos são agricultores familiares em base ecológica, certificados ou em processo de certificação pela Rede Ecovida e Ecocert, organizados em associações e cooperativas. A Rede reúne, além de produtores, técnicos e consumidores, a UEM, por meio do Núcleo de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (Nads), Mestrado Profissional em Agroecologia e Grupo de Agroecologia de Maringá (Gaama), e o Comitê da Campanha Permanente contra Agrotóxicos e pela Vida. Outra iniciativa a ser implantada é a Cooperativa de Consumo.

Matéria sobre a Rede Solidária de Consumo Consciente foi veiculada na Rádio Universitária UEM FM no site http://www.uemfm.uem.br/9-noticias/163-produtos-agroecologicos. Outras informações no Nads, fone 3011-5847.