Com a presença de cerca 80 participantes, foi aberta, hoje (28), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Semana do Idoso, promovida pela Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati).

Previsto para prosseguir até a próxima sexta-feira (2), no auditório do Dacese, o evento tem como tema “Vida em Movimento”. Coordenadora pedagógica da Unati da UEM, a professora Maria de Jesus Cano Miranda falou da programação variada, que vai de palestras à oficinas, e explicou que o tema do evento evoca o pensamento sobre o corpo.
Lembrou que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 1º de outubro como Dia Internacional do Idoso com a promulgação da resolução nº 45/106. E, na mesma data, foi criado o Dia Nacional do Idoso em comemoração à aprovação da Lei 10741/2003.
Falando mais sobre o tema da Semana, Maria de Jesus disse que desde os egípcios era comum fazer o diagnóstico dos problemas físicos, mentais e espirituais por meio da análise do corpo. As guerras políticas e religiosas, afirmou ela, tentaram eliminar este conhecimento.
“A mente é o ponto de partida da saúde e o pensamento é o seu alarme”, resumiu a coordenadora pedagógica, numa das frases de sua apresentação. Em sua fala, Maria de Jesus ainda citou situações como a de que devemos solucionar as questões duvidosas e problemáticas de nosso coração o mais rápido possível, para impedir que o inconsciente se comunique por meio das linguagens do corpo.

A coordenadora ainda lembrou que o homem adoece porque desconhece que é o responsável pelo seu destino. Por fim, leu um poema fazendo a distinção entre ser idoso e ser velho, e mostrou a foto de orquídeas, que, conforme Maria de Jesus, é a planta que tem mais energia.
Ainda como parte da cerimônia, a aluna da Unati, Tereza Betazzi, leu o poema “O que é viver bem?”, de Cora Coralina, falecida em 1985, aos 96 anos. O também aluno João Brito, fez um depoimento sobre sua experiência na Unati. “A Unati para nós e fundamental”, disse. Brito convidou a todos para prestigiar o café filosófico, uma iniciativa para discutir e debater temas relevantes, sempre com a participação de um palestrante convidado. Outros alunos da Unati também participaram da solenidade, fazendo apresentações culturais.
Encerrando a programação da manhã, a professora Nilza Machado de Oliveira Souza, do Departamento de Direito Privado da UEM; e o estudante do 4º ano do curso  Direito da UEM, Matheus Moreno Coleoni, falaram sobre o tema “Direito da Pessoa Idosa: você conhece todos?”.
A programação de hoje ainda prevê, a partir das 14 horas, a realização de oficinas de pintura fluída e de gravura.