Sete cursos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) obtiveram a pontuação máxima no Guia do Estudante, publicação da Editora Abril. Com esse número a UEM supera a edição de 2014, quando quatro cursos receberam cinco estrelas.

No total, o Guia classificou 40 cursos da UEM, dois a mais que no ano passado. Além das sete graduações com cinco estrelas, 26 receberam quatro estrelas e sete ficaram com três estrelas.

Embora o Guia não trabalhe com os padrões de avaliação oficial utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), a publicação da Editora Abril é uma referência importante, principalmente para o vestibulando que costuma utilizá-lo como uma ferramenta de consulta na hora da escolha do curso. E, nesse sentido, o bom desempenho da UEM pode ser um referencial para os vestibulandos, interessados na avaliação das condições de cursos de graduação, e também para a comunidade em geral que tem uma dimensão do potencial da Universidade.

A diretora de Graduação da Universidade, Solange Franci R. Yaegashi, destaca a qualificação do corpo docente da Universidade, bem como o desempenho dos estudantes nos exames de avaliação do Ministério da Educação, como fatores preponderantes na pontuação do UEM no Guia.

Critérios de avaliação - A publicação que chega às bancas no próximo dia 9, avalia somente cursos de bacharelado ou bacharelado e licenciatura (ambas simultaneamente), com exceção de Pedagogia e Educação Física, considerados licenciaturas. Para entrar no sistema de avaliação o curso ainda precisa ter turma formada há pelo menos um ano.

Obedecido estes critérios, os profissionais do GE contam com a ajuda de professores e coordenadores de cerca de três mil faculdades para atribuir os conceitos às graduações. Antes disso, um questionário é enviado para os coordenadores de cada curso. Esse questionário é composto por 15 questões com temas relativos ao corpo docente, produção científica, instalações físicas, entre outros.

Ranking dos cursos – Pelo ranking do Guia os seguintes cursos receberam cinco estrelas: Agronomia (Maringá), Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Matemática, Psicologia e Zootecnia. Entre as 26 graduações pontuadas com quatro estrelas estão: Administração; Agronomia (Umuarama); Arquitetura e Urbanismo; Ciências Contábeis (Maringá e Cianorte); Ciências Econômicas; Ciências Sociais; Ciência da Computação; Direito; Engenharia Civil; Engenharia Química; Engenharia de Alimentos; Engenharia Agrícola; Engenharia de Produção; Estatística; Enfermagem; Farmácia; Física; Medicina; Música; Odontologia; Pedagogia; Química; Secretariado Executivo e Sistemas de Informação.

Os sete cursos que receberam três estrelas são: Design, Moda; Engenharia Têxtil; Educação Física (Ivaiporã); Serviço Social; Engenharia Mecânica e Medicina Veterinária.