A Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários da UEM promove, nesta sexta-feira, dia 4, o lançamento oficial da moeda solidária, que constitui uma ação do projeto de extensão Faísca (Feira Agroecológica de Inclusão Social, Cultura e Artes). O lançamento será às 16 horas na Fazenda do Câmpus Regional de Umuarama.

O professor Max Emerson Rickli, coordenador da Incubadora, adianta que pretende reunir lideranças locais e pessoas da comunidade que serão convidadas a adquirir moedas solidárias, que poderão ser utilizadas para fazer compras na Feira.

A troca irá reverter em investimentos para própria comunidade, como tecnologias para produção da agroecologia, segundo Rickli. Ele explica que, em paralelo com o Real, a moeda social vai circular na feira e fomentará uma futura associação de consumidores.

A moeda social não é novidade no país, segundo o professor. Existem várias iniciativas similares circulando em diferentes lugares, gerando lucro e emprego para comunidades, abrigadas sob o guarda-chuva de projetos de economia solidária. Em Umuarama, a ação surge como um dispositivo de um clube de trocas, no qual consumidor investe na produção agroecológica e nos alimentos saudáveis. Sem perder dinheiro pois cada moeda equivale a um real. Ou seja, a proporção é um pra um.

Faísca - A Faisca é resultado de um projeto de economia solidária, desenvolvido com apoio da Incubadora, para escoar a produção agroecológica dos agricultores da região metropolitana de Umuarama e entorno. Dessa forma, congrega apenas produtos livres de agrotóxicos e adubos químicos. Para o coordenador, a abertura da Feira, ocorrida na semana passada, e também o lançamento da moeda, devem impulsionar o trabalho que é realizado pela Incubadora, que há dez anos desenvolve pesquisas no Câmpus de Umuarama, com o objetivo de fomentar e prestar assessoria aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. “Abrimos a Faisca com seis bancas de hortaliças, sendo três de produtores individuais e três de agricultores do assentamento em Mariluz, englobando 15 famílias. Além de outras três bancas de produtos artesanais, criados a partir de reaproveitamento de materiais”, diz o professor. Ele destaca que muitos produtores estão procurando a Incubadora com interesse em participar da Feira, o que deve aumentar rapidamente a quantidade de bancas.

O produtor interessado em integrar o projeto deve procurar a Incubadora. O principal requisito é produzir mercadorias 100% livre de agrotóxicos. Informações e contato pelos fones (44) 3621-9447 e (44) 9963-3001.

A Faísca funciona aos sábados, no espaço da Feira do Produtor, junto ao Estádio Municipal, ao lado do Sesc Umuarama. Sempre a partir das 16 horas.