O governo do Estado anunciou, no último dia 29, por meio do Secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, que vai destinar no ano de 2016, R$ 30 milhões para o Hospital Universitário Regional da Universidade Estadual de Maringá.

A direção do Hospital decidirá como vai investir os recursos na aquisição de equipamentos e execução de obras de ampliação do HU.

De acordo com o Superintendente do Hospital, Maurício Chaves Júnior, o investimento dos R$ 30 milhões vai obedecer a um cronograma. Na segunda quinzena do mês de setembro, teremos uma prévia do novo Plano Diretor que está em elaboração, que vai ordenar a ampliação do HU para chegar até 500 leitos, ante os 123 existentes hoje. “Vamos apresentar as etapas de construção e do uso da verba.”

O superintendente diz que a garantia dos recursos é o empenho do Estado com a importância do HU para a região. “Um hospital estruturado de acordo com a demanda da região, dá qualidade na assistência, cresce o nível do ensino e desenvolvimento da pesquisa.  Um hospital universitário deve priorizar o ensino, pesquisa e assistência.”

O hospital tem pelo menos três obras em andamento. Uma delas é a reforma/adequação da antiga área administrativa em leitos de enfermaria. A previsão é que parte desta obra fique pronta até o final deste mês, o que eleva para 146 o total de leitos no HU. Outra obra em andamento é a ampliação do atual Centro Cirúrgico e Obstétrico, que passará a ter mais duas salas, sendo uma para cirurgia e outra destinada ao pós-cirúrgico. Também foi retomada a construção da primeira etapa do novo bloco cirúrgico com 11 salas. Estão previstos para este ano R$ 18 milhões para construir  a ala  de cem novos leitos hospitalares.