Estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram campeões em cinco modalidades esportivas durante a disputa dos 55º Jogos Universitários do Paraná (JUPs 2015), disputados de 15 a 19 de agosto, em São José dos Pinhais, Paraná.

A delegação da UEM, composta por acadêmicos de diferentes cursos de graduação e pós-graduação, chefiada pelo professor Marcelo da Silva Villas Boas, foi campeã nas modalidades de atletismo masculino, basquete feminino, basquete masculino, handebol masculino e xadrez feminino. Ainda conquistou o vice-campeonato no voleibol masculino; 3º lugar no futsal masculino e no vôlei de praia feminino, e 6º lugar no atletismo feminino.

O destaque da UEM na competição foi a atleta Tabata Vitorino de Carvalho, acadêmica do 1º ano do curso de Zootecnia, que foi campeã nas três provas do atletismo em que disputou: corrida de 100 metros, 200 metros e 400 metros rasos, garantindo assim vaga para disputar os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2015), a serem realizados de 14 a 15 de outubro em Uberlândia, Minas Gerais.

Além de Tabata, conquistaram vaga pra os Jogos Brasileiros quatro atletas do atletismo masculino, duas atletas do xadrez feminino e as equipes de basquete feminino, basquete masculino e handebol masculino.

Os JUPs são disputados por acadêmicos de graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior do Paraná, sob gestão da Federação Paranaense de Desporto Universitário (FPDU). Já os JUBs são uma realização da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) em parceria com o Ministério do Esporte (ME). Ambos os Jogos têm por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas do Brasil e promover a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte. Os campeões dos Jubs participam ainda dos Jogos Universitários Mundiais (Universíade).

Na UEM, o esporte universitário está sob gestão da Coordenadoria de Desporto e Recreação (CDR), que oferece suporte para o treinamento em algumas modalidades esportivas e organiza as equipes que anualmente participam destas competições.