Faleceu, nesta terça-feira (25), aos 85 anos, o professor Aroldo Xavier, vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá na gestão 1978 a 1982. Natural de Guaraqueçaba, ele chegou em Maringá em 1963, na época com 22 anos de idade. Formou-se em Economia pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Maringá, que seria o embrião da UEM.

Em julho de 1971, Aroldo Xavier ingressou na Universidade como professor do Departamento de Economia. Além de docente, nos primeiros anos da UEM exerceu também algumas funções administrativas, entre elas a de superintendente administrativo, cargo que equivale, hoje, ao de pró-reitor de Administração.

Na sua gestão como vice-reitor, tendo o professor Neumar Adélio Godoy como reitor, deu-se o primeiro impulso na construção dos blocos de alvenaria. Nesse período, foram construídos, aproximadamente, 33 mil metros quadrados. Entre as obras destacam-se a Estação Climatológica, o Restaurante Universitário e a pista de atletismo.

Depois da vice-reitoria, Aroldo Xavier concentrou suas atividades no Departamento de Economia, onde também exerceu o cargo de chefe. Em conversa com professores que conviveram com ele, os elogios se repetem. “Homem de caráter exemplar e conduta pessoal admirável”. “Sempre nutriu um grande amor pela Instituição”. “Pessoa de convívio fácil e querido pelos colegas e alunos”. “Tratava o bem público com rigor e honestidade”. Esses são alguns comentários tecidos pelos seus pares.

O professor Aroldo Xavier faleceu às 6h15 desta terça-feira (25) e será sepultado amanhã (26) no Cemitério Municipal. O horário ainda não foi confirmado pela família. O velório será na Igreja Batista Vila 7, à Rua Bernardino de Campos 660 e a previsão é de que o corpo chegue ao local por volta das 14 horas.

Luto Oficial - O reitor da UEM, Mauro Baesso, declarou Luto Oficial na Instituição por três dias a partir de hoje.