Coordenadora da CAE, professora Jani Alves da Silva Moreira, fala sobre os projetos

Representantes da atual gestão administrativa da UEM participaram, nesta quinta-feira (20), de uma reunião para apresentação dos programas desenvolvidos no âmbito da Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE). Implantada em 1992, com o objetivo de ser um Centro de Capacitação e Aperfeiçoamento aos professores da educação básica, a CAE desenvolveu, ao longo desses 23 anos, aproximadamente 271 projetos, além de cursos, grupos de estudos e pesquisas.

A coordenadora da CAE, professora Jani Alves da Silva Moreira, citou como exemplo a pesquisa realizada em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que trata da Avaliação do impacto dos resultados da prova Brasil (2005) na realização de ações político-pedagógicos em escolas do ensino fundamental. “Participaram dessa pesquisa 23 secretários municipais de educação, 113 diretores/gestores e 276 professores de 90 escolas de Maringá”, frisa a professora. Jani Moreira ainda destacou a importância das ações da CAE na formação continuada de professores, que ao longo dos últimos seis anos tem alcançado diretamente cerca de 10 mil professores da educação básica.

Embora todos esses números sejam expressivos, a comunidade acadêmica muitas vezes desconhece o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria que, a partir desta percepção vem procurando fortalecer a identidade do setor. A reunião desta quinta-feira foi realizada com este propósito. O encontro contou com a participação da pró-reitora de Extensão e Cultura, Itana Gimenes; da diretoria de Extensão, Verônica Müller; da diretoria de Ensino, Solange Yegashi; da diretoria do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Nerli Nonato Ribeiro Mori; do diretor adjunto do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Luiz Alberto de Araújo; dos consultores da CAE e dos representantes das áreas do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

A CAE, hoje vinculada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, fica no Bloco B-33, prédio construído a partir de um convênio entre a UEM e as Secretarias de Estado da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, destinado a atender, prioritariamente, o desenvolvimento de programas, projetos, eventos e cursos que visam a formação continuada de professores.

Programas atendidos - Dentre os programas atendidos pela CAE destaca-se o PDE de Formação Continuada aos professores da educação básica do Estado, existente desde 2007. Aproximadamente dois mil professores da rede estadual do Paraná já concluíram a formação continuada no PDE na UEM.

No desenvolvimento das atividades de orientação e oferta de cursos do PDE, a CAE ainda conta com a parceria dos diversos departamentos da Universidade, sendo que cerca de 200 docentes estão envolvidos nas orientações diretas e como ministrantes de cursos.

O Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é um programa federal e está em vigência desde o ano de 2013. Atende 6 mil professores alfabetizadores ao ano por meio de cursos de formação continuada. A UEM possui uma equipe de gestores coordenadores, supervisores e professores formadores que desenvolve as ações neste programa. Além de planejar e desenvolver a formação, a equipe realiza visitas e avaliações do programa nos municípios. “Ao todo atendemos 176 municípios do norte e noroeste do Paraná”, ressalta a coordenadora da CAE.

O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), outro programa federal que está em vigência desde o ano de 2014, consiste numa parceria entre o Governo Federal, as Secretarias Estaduais de Educação e as IES. Ele visa a formação continuada dos professores que lecionam no ensino médio e tem como foco a Formação Humana Integral e os Sujeitos do Ensino Médio. O programa atende quatro Núcleos Regionais de Educação: de Maringá, de Cianorte, de Umuarama e de Goioerê. No total, o PNEM conta ainda com a participação de 2.221 professores do ensino médio, incluindo orientadores de estudos e coordenadores pedagógicos. Para além, a organização do programa possui cinco formadores regionais e dois supervisores da SEED, distribuídos nos Núcleos Regionais de Educação.

Para outras informações sobre a CAE e sobre ações e programas desenvolvidos no âmbito da Coordenadoria, entre em contato pelo fone (44) 3011 3882 ou por email: sec-cae@uem.br