O Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon/PR) promove, nesta quinta-feira (13), em diversas cidades do Estado, incluindo Maringá, o projeto EnTenda de Economia. O evento reúne economistas e estudantes, para levar orientações econômicas gratuitas à população em comemoração ao Dia do Economista.

Os atendimentos serão realizados em tendas instaladas em praças centrais das cidades Maringá, Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Cascavel e Francisco Beltrão (neste município o evento será no dia 14).
O Corecon/PR conta com a parceria de instituições de ensino superior e o apoio de economistas, professores de economia e estudantes dos cursos de Ciências Econômicos para auxiliar a população em suas dúvidas e distribuir, gratuitamente, a cartilha “EnTENDA de Economia: dicas para o consumo consciente”. A obra traz uma abordagem completa para auxiliar o consumidor no planejamento eficiente dos seus gastos.
Em Maringá, a atividade será realizada na Praça Raposo Tavares, próximo ao Terminal Urbano Municipal, das 10 horas às 15 horas. É desenvolvida pelos cursos de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Faculdade Cidade Verde (FCV), com a Delegacia Regional de Maringá do Corecon/PR.
Coordenam o projeto os professores Rinaldo Aparecido Galete (Departamento de Economia/DCO), Sidinei Silvério da Silva (FCV), o delegado regional de Maringá do Corecon/PR, economista João Adolfo Stadler Colombo e o pós-graduando Rafael Oberleitner Crozatti (Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da UEM/PCE).
O público poderá tirar dúvidas a respeito de taxa de juros, inflação, câmbio, importação, exportação, subsídio, taxa, tarifa, imposto, bolsa de valores, ação, produtos financeiros, além de orientar quanto à obtenção de empréstimos, financiamentos, uso do cartão de crédito e do cheque especial, aplicação na Bolsa de Valores, entre outros.
O projeto  EnTenda de Economia foi uma iniciativa criada pelo conselho do Paraná para prestar uma homenagem ao economista, além de destacar e fortalecer a presença dele perante a sociedade, esclarecendo que ele é o profissional mais capacitado para entender e interpretar os fatos econômicos que afetam o cotidiano das pessoas.