O Grupo Universitário de Danças Parafolclórico Fogança embarcou nesta terça-feira (11) para participar do Festival de Folclore da cidade de Olímpia, considerado o maior e mais importante do Brasil na área da cultura popular e do folclore. O evento começou no dia 8 e segue até 16 deste mês na Praça de Atividades Folclóricas Prof. José Sant’anna, na quele município paulista.

O Fogança vai representar o Paraná nesta 51º edição do Festival, sendo a 29º participação do grupo no evento. Com uma delegação de 32 integrantes entre músicos, dançarinos, equipe de apoio e coordenadora, o grupo levará, além do Fandango do Paraná, carro chefe do projeto, danças folclóricas e populares das cinco regiões brasileiras que se manifestam no Paraná.

Sobre o Fogança - O projeto teve início em agosto de 1988 a partir da realização de um curso sobre danças populares, portanto está no 27º ano de trabalho na coleta, na pesquisa e reprodução de manifestações folclóricas e populares das danças e a sua socialização com a comunidade acadêmica e em geral, enquanto manifestação artística.

Desenvolvido pela Universidade Estadual de Maringá, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o projeto é coordenado, pela professora Sueli Alves de Souza, responsável pelas pesquisas e coreografias. O grupo é composto por discentes, docentes, funcionários da UEM e comunidade externa, num total de 31 pessoas, seis músicos, 24 dançarinos e um coordenador.

Buscando preservar e difundir as danças e os folguedos brasileiros, o Fogança tem feito apresentações em encontros nacionais como festivais de danças, nacionais e internacionais, eventos e encontros culturais e científicos, participação em eventos educacionais em escolas públicas, municipais e particulares. Recentemente participou de encontros acadêmicos em São Paulo, Belo Horizonte, Rio Grande do Sul, entre outros. Teve participação também em encontros internacionais na França, Espanha, Bolívia e Peru.