A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está lançando um aplicativo para smartphone que promete ajudar os candidatos inscritos nos vestibulares que a Instituição oferece, otimizando a comunicação entre a CVU (Comissão Central do Vestibular Unificado) e o vestibulando.

Ele poderá ser baixado gratuitamente e vai funcionar nas plataformas Android e Apple IOS. A partir da instalação, o usuário poderá acompanhar o processo de efetivação da inscrição, receber a confirmação assim que a inscrição for homologada, conferir a concorrência do curso escolhido ou mesmo efetuar o pagamento da taxa pelo próprio celular, desde que tenha disponível no aparelho o aplicativo do próprio banco.

Além disso, o vestibulando terá a opção de consultar o cartão de desempenho em cada prova ou conferir onde prestará o concurso, podendo inclusive abrir o mapa do local de exames. E quando o resultado do concurso for publicado pela CVU, o vestibulando receberá imediatamente a informação de que foi aprovado.

Outra novidade é que o aplicativo não irá beneficiar só aqueles que estão inscritos nos vestibulares da UEM. Ao baixar o sistema, qualquer pessoa pode receber notícias sobre prazos de inscrição ou cursos que a Universidade oferece.

A presidente da CVU, Maria Raquel Marçal aposta na novidade como uma forma de estreitar a relação com os vestibulandos. “Acredito que o impacto será bem positivo entre o público jovem que normalmente está sempre conectado via celular. Vamos falar a mesma linguagem”, afirma ela.

O novo sistema estará disponível a partir da abertura das inscrições para o Processo de Avaliação Seriada e para o Vestibular de Verão 2015, em outubro.

Desenvolvido pelo Analista de Sistemas da CVU, Giancarlo Lucca, que aposta na inovação tecnológica, o aplicativo não implicará nenhum gasto adicional para UEM. As informações para os usuários estarão disponíveis no site da CVU.

Na última sexta-feira (7), o reitor e o vice-reitor da UEM, Mauro Baesso e Julio Damasceno, respectivamente, conheceram as possibilidades do aplicativo e aprovaram a novidade.