O Programa de Integração Estudantil (Prointe) oferece preceptorias de Língua Portuguesa e de Inglês Instrumental, para os acadêmicos de todos os cursos de graduação e de pós-graduação da UEM.

Na preceptoria de Língua Portuguesa, o aluno estuda a produção de resumos e de resenhas, a coesão e a coerência nos textos e a estrutura do parágrafo. O programa ainda engloba noções básicas de gramática, com o objetivo de aprimorar a produção textual. No Inglês Instrumental são trabalhadas diferentes estratégias de leitura com o objetivo de dar ao aluno ferramentas para lidar com textos em língua inglesa.

Nos dois casos, as aulas são ministradas por preceptores, que são alunos da graduação e da pós-graduação do curso de Letras, sob a coordenação de professores lotados nos departamentos de Língua Portuguesa e de Línguas Estrangeiras Modernas.

O acadêmico Paulo Jun Masukawa participa das duas preceptorias, com aulas duas vezes por semana. “A preceptoria de inglês tem me dado um grande suporte porque não tenho formação na língua”, afirma ele, elogiando também o conteúdo trabalhado em sala na disciplina de português.

Doutoranda em Letras e preceptora de Língua Portuguesa, Lígia de Amorim Neves diz que a participação no Prointe, e em particular nesta disciplina, é uma grande oportunidade para o estudante de qualquer curso exercitar e desenvolver a escrita acadêmico-científica. “O resultado é evidente logo nos primeiros encontros”, afirma.

Ana Igraíne de Góes Barreto, mestranda em Letras e preceptora de Inglês Instrumental, explica que a disciplina atende o aluno que procura um contato diferente do utilizado nas escolas de línguas. A proposta não é ensinar a falar inglês, mas dar condições para que o aluno seja capaz de ler bem um texto acadêmico. “Na preceptoria há uma abordagem mais objetiva e, de certa forma, mais rápida. E temos percebido evoluções claras desde que iniciamos o curso, pessoas que tinham receio até mesmo de fazer perguntas, hoje têm muito mais facilidade”, diz ela.

Vale destacar que a participação no Prointe poderá ser contada como Atividade Acadêmica Complementar. Para participar, o aluno deverá imprimir o material disponibilizado no site e comparecer na Biblioteca Central, sala 3, em uma das turmas abertas (veja quadro abaixo) .

Outras informações pelo site ou ainda pelo fone 44 3011-4826.

Confira os horários

Língua Portuguesa

Turma 1: segundas e quartas-feiras, das 17h10 às 18h10;

Turma 2: terças e quintas-feiras, das 18h10 às 19h10;

Turma 3: sábados, das 7h30 às 9h30;

Turma 4: sábados, das 15h30 às 17h30.

Inglês Instrumental

Turma 1: segundas e quartas-feiras, das 18h10 às 19h10;

Turma 2: terças e quintas-feiras, das 17h10 às 18h10;

Turma 3: sábados, das 9h30 às 11h30;

Turma 4: sábados, das 13h30 às 15h30.