Iniciam, nesta quarta-feira, dia 19, o 6º Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte e o 3º Congresso Internacional de Educação Física e Esporte Olímpico. Sob o tema Revoluções Epistemológicas e Fronteira do Conhecimento em Educação Física, a cerimônia e a conferência de abertura serão realizadas no auditório do Bloco I-12, com início às 19 horas. Armindo Longhi, professor da Universidade Estadual do Paraná, profere a palestra inaugural, relacionada ao tema central dos eventos. Doutor em educação, Longhi é autor do livro Ação educativa e agir comunicativo, publicado em 2008, pela Universidade do Contestado (UnC).

Discutir se educação física passou por revoluções epistemológicas ou se essas mudanças ainda estariam por ser configuradas a partir de novos modos de organização é um dos norteadores para a realização dos congressos. O debate estará centrado na interlocução entre as subáreas da educação física – sociocultural/pedagógica e biodinâmica do movimento humano.

O intuito é discutir como o conhecimento se constrói, quais os limites e avanços para o diálogo interfronteiras, quais as perspectivas desse diálogo para o enfrentamento de problemáticas no campo da educação física e quais as possibilidades de exercício de uma racionalidade pautada na alteridade, que veja no “outro”, no “diferente”, formas de aprendizado e de reconhecimento necessários para avanços que se constituam como revoluções do pensamento da área.

As mesas debatedoras apresentam, entre outros, temas como Políticas de produção e produção de políticas em Educação Física; Produção do Conhecimento no Campo do Desempenho Humano e Atividade Física; Práticas Sociais em Educação Física: fronteiras do conhecimento e revoluções epistemológicas; Tendências e perspectivas da produção de conhecimento em Educação Física.

Os eventos seguem até sexta-feira (21). Para outras informações acesse o site dos eventos ou entre em contato pelos fones (44) 3011-4315 e 3011-1381.