O Centro de Excelência em Atividades Físicas (CEAF) concluiu a instalação de uma caldeira de aquecimento a gás para água da piscina da UEM. A caldeira já havia sido adquirida desde o final de 2013, mas foi necessário fazer os projetos hidráulico, elétrico e a construção de um abrigo para os botijões de gás, o que apenas agora foi concluído.

O CEAF coordena o projeto de prestação de serviços “Cultura do Movimento Corporal na Promoção da Saúde”, um convênio entre a Coordenadoria de Desporto e Recreação (CDR), da UEM, e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec).

Desde a sua cobertura, a piscina da UEM funcionava com aquecimento de bombas de troca de calor. Ocorre que, quando a temperatura ambiente estava abaixo de 10º, estas bombas não eram eficientes para manter a piscina aquecida adequadamente.

Além disso, após a temperatura ambiente subir, as bombas de troca de calor levavam um tempo considerável para reaquecimento da água, tendo em vista a quantidade de água da piscina da UEM, que é uma piscina semiolímpica com 25x12,5 metros.

Agora que caldeira já está em pleno funcionamento. o resultado vem sendo satisfatório. A temperatura da água está sendo mantida entre 29º e 30º (temperatura indicada para atividades físicas) e, mesmo quando tivemos madrugadas muito frias, que acarretou a queda da temperatura da água da piscina, a recuperação da temperatura ocorreu no mesmo dia. “Antes eram necessários de três a quatro dias para restabelecer o aquecimento”, disse o servidor Marcelo Alessandro Pereira (CDR), que responde, hoje, pela coordenação administrativa das atividades da piscina da UEM. 

Novas Turmas
Com a instalação da caldeira, foi possível readequar os horários da piscina, o que permitiu à CDR criar três novas turmas de natação no período da manhã (quartas e sextas-feiras, nos horários das 7h30, 8h30 e 9h30) e ampliar as vagas nas turmas de hidroginástica já existentes. Assim,  no momento a Coordenadoria disponibiliza vagas tanto para hidroginástica quanto para natação.

Hoje, a CDR está atendendo a comunidade com oito turmas de hidroginástica, sendo uma no período da manhã, seis no período da tarde e uma no período da noite. E passa a oferecer aulas em 17 turmas na natação, sendo sete no período da manhã e oito no período da tarde e duas turmas no período da noite.

Outras informações sobre aulas de natação e hidroginástica podem ser obtidas na secretaria da CDR, pelo fone 3011-4314 ou pelo site www.def.uem.br/cdr.