Geraldo Tadeu (à esquerda da foto) com o presidente da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Claudson Oliveira Brito, durante a premiação da SBZ

O professor Geraldo Tadeu dos Santos, do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá, recebeu o Prêmio Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), considerado o maior prêmio que a entidade concede a um profissional liberal de reconhecido mérito, que trabalhe ou tenha vínculo com o setor. Além disso, tenha conferido uma contribuição significativa à zootecnia ao longo da vida profissional.

Tadeu dos Santos foi premiado durante a 52ª Reunião Anual da SBZ, realizada de 19 a 23 de julho deste ano, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Docente da UEM desde 1978, ele é pesquisador bolsista do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), categoria A1. Publicou mais de 188 artigos em revistas indexadas, 30 capítulos de livros e 250 resumos em anais de congressos.

Também foi presidente da SBZ em 1994, quando organizou a 31ª Reunião Anual da SBZ em Maringá. E no campo da formação de recursos humanos, orientou 40 trabalhos de conclusão de curso na graduação em zootecnia, 46 bolsistas de iniciação científica, 32 alunos em dissertações de mestrado, 18 teses de doutorado e supervisionou dez pós-doutorandos.

Ana Paula Del Vesco, egressa do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UEM, com a orientadora, professora Eliane Gasparino Melhor tese – Ainda durante a 52ª Reunião Anual da SBZ, Ana Paula Del Vesco, egressa da UEM, ganhou o Prêmio de Melhor Tese de Doutorado. Ela concluiu a tese em abril de 2014 pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia e já publicou quatro artigos em revistas Qualis A1, A2 e B1, na área de zootecnia e recursos pesqueiros. Também assina as publicações, a professora Eliane Gasparino, que orientou a tese.