Numa cerimônia realizada, ontem, na sala dos Conselhos Superiores, foi apresentado, pela administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o funcionamento do Sistema de Gerenciamento de Projetos de Extensão (SGP-EX), um módulo da família de sistemas de gestão de projetos da UEM que envolverá também o ensino, a pesquisa e a extensão. 

A construção do sistema teve início como um projeto de Extensão, coordenado pela professora Maria Madalena Dias. Na gestão passada, o sistema foi assumido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), que reuniu cinco analistas para seu desenvolvimento, dando-lhe equipamentos e condições de trabalho.
A atual gestão se empenhou na tarefa de concluir este módulo. A Diretoria de Extensão (DEX) encontrava-se numa situação difícil, com poucos funcionários e uma carga de trabalho burocrática imensa.
Este sistema elimina o processamento dos projetos em papel, passando a funcionar de forma similar aos projetos de pesquisa. Com o Sistema de Gerenciamento de Projetos, será possível ter o controle mais eficaz dos projetos, possibilitando que os setores façam o acompanhamento, desde a elaboração do projeto e sua tramitação, até à conclusão.
Como parte deste trabalho, foi enviada ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP) uma nova resolução que regulamentará as ações de extensão de forma mais concisa, consistente e de acordo com o que já se faz em outras instituições. Essa nova postura atende ao Plano Nacional de Educação e efetiva a implantação da perspectiva de extensão garantida na Constituição.
A solenidade de ontem reuniu o reitor e o vice-reitor, Mauro Baesso e Julio Damasceno, respectivamente; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Itana Gimenes; a diretora de Extensão, Verônica Müler; e a coordenadora do SGP, Maria Madalena Dias, entre outras autoridades. A apresentação foi assistida por representantes dos departamentos e integrantes do Fórum de Extensão da UEM.