As medalhas de ouro, prata e bronze que a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica conquistou nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, estão refletindo também na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Explica-se: a professora Lenamar Fiorese Vieira, do Departamento de Educação Física, integra a equipe técnica da Seleção,como psicóloga do grupo.

Doutora em Ciência do Movimento Humano, Lenamar também acumula duas graduações: em Psicologia e Educação Física. Como pesquisadora atua, principalmente, com temas ligados ao desenvolvimento motor e à psicologia do esporte. E na condição de psicóloga da seleção, o foco de trabalho se dá basicamente em três áreas: treinamento mental, aconselhamento e acompanhamento técnico.

Em 2000, Lenamar integrou o Comitê Olímpico Brasileiro nos Jogos Olímpicos de Sidney. De volta ao ciclo olímpico, desde 2011, Lenamar  diz que o resultado no Pan insere mais uma vez a UEM no contexto do esporte nacional e que a Universidade vem registrando participações de vários docentes em esportes de alto rendimento.

Ela também elogiou o desempenho das ginastas durante os  jogos, tanto no Individual quanto no Conjunto. Para Lenamar, a Seleção está no caminho certo e o fato de ser uma equipe de jovens talentos, mostra que ainda pode evoluir até 2016, para as Olimpíadas no Rio de Janeiro. “Estamos trabalhando para conquistar uma medalha no Rio”, destacou a professora da UEM.

Agora em agosto, ela embarca para a Alemanha com a Seleção, que irá participar do Campeonato Mundial. Sabendo que a competição é muito dura, a professora não fala em subir ao pódio, mas destaca que o objetivo é ficar entre as dez melhores seleções do mundo na modalidade.

Vale destacar que o Paraná está bem representado na Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, com atletas de Toledo, Londrina e Curitiba.

Handebol – Outra medalha comemorada na UEM foi o ouro no Handebol masculino no Pan de Toronto. É que entre os atletas, um deles iniciou sua trajetória no time da Universidade. Henrique Selicani Teixeira, está na seleção principal desde 2010. Atualmente treina em Taubaté, interior de São Paulo. Pode-se dizer que, no seu caso, o esporte é uma herança de família, O pai, Dourivaldo Teixeira, foi atleta da seleção brasileira. Atualmente ele é professor da UEM e coordena o projeto do Centro de Excelência Regional de Handebol. A mãe, Roseli Terezinha Selicani Teixeira, é professora do Departamento de Educação Física da Universidade e uma das coordenadoras da Companhia Gímnica

Henrique também está de olho no Rio 2016 e diz que a seleção vai entrar em quadra com o objetivo de subir ao pódio. Qual será o metal? Ele não arrisca a dizer, mas lembra que a França é a favorita na competição. “Todas as equipes são muito fortes”, avalia.

Lenamar e Henrique se reuniram nesta tarde no gabinete do vice-reitor da UEM, Julio Damasceno, que recebeu o grupo, integrado por professores do Departamento.