Começou, hoje (30), na Universidade Estadual de Maringá, o II International Workshop on Advances in Multifunctional Multiferroic Materials and Their Applications & International Network for Advanced and Multifunctional Materials Annual Meeting  (II Workshop internacional sobre avanços em materiais multifuncionais e multiferróicos e suas aplicações e reunião anual da Rede Internacional para Avanços e Materiais multifuncionais).

O reitor Mauro Baesso participou da solenidade de abertura, realizada no bloco F-67, câmpus universitário. Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Física e pelo Departamento de Física da UEM, o evento prossegue até sábado (1º). Além de professores da UEM, o workshop reúne professores do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/Campinas); Universidade do Texas em San Antonio (UTSA); Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Instituto Politécnico e Universidade Estadual da Virginia (Virginia Tech); e do Los Alamos National Laboratory (LANL), dos Estados Unidos.
O workshop tem como objetivo reunir os principais pesquisadores no campo de rápido crescimento de materiais multifuncionais e multiferróicos. A ideia ao convidar como participantes pesquisadores com experiência internacional, nesta área, é a importância nas ciências interdisciplinares emergentes e seus possíveis impactos incomuns nas novas tecnologias de dispositivos.
Por meio do evento, os organizadores esperam também desenvolver formas promissoras e de colaboração através do trabalho em rede internacional, visando melhorar o futuro desenvolvimento e aplicações desta classe única de materiais.
Alguns dos temas em discussão no workshop são a exploração dos princípios de design de materiais multifuncionais em nano de mesoescala; e funcionalidade de componentes implantados no corpo humano.
Mais informações sobre o evento pelo site www.pfi.uem.br ou telefone (44) 3011-5938.