Numa solenidade ocorrida, hoje (29), na sala dos Conselhos Superiores, prédio da Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o reitor Mauro Baesso e o vice-reitor Julio Damasceno deram início, oficialmente, às atividades do Grupo de Trabalho para a elaboração de uma proposta, da UEM, de autonomia financeira  para o sistema estadual de ensino superior do Paraná.

Presidido pela professora Alice Eiko Murakami, representante da Reitoria, o Grupo tem 90 dias para concluir os trabalhos, e tem representantes, titulares e suplentes, da Assessoria de Planejamento Pró-Reitoria de Administração; Hospital Universitário; Conselho de Administração; Sesduem (seção sindical dos Docentes da UEM); Sinteemar (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimetos de Ensino de Maringá); e do DCE (Diretório Central dos Estudantes).

Baesso destacou a importância de a UEM fazer a discussão para a elaboração da proposta de financiamento público dizendo que, se o Grupo de Trabalho entender, poderá ser feita inclusive uma audiência pública para debater o assunto.

O reitor agradeceu aos presentes pela concordância em participar do Grupo e afirmou que elaborar uma proposta de autonomia é delimitar o tamanho do sistema e é preciso pensar na instituição que temos e a que queremos no futuro.

O vice-reitor considerou o momento histórico. Para Damasceno, a discussão para a elaboração da proposta deve levar em consideração, no mínimo, o debate sobre autonomia sob a ótica da UEM. Na avaliação dele, o Grupo deve apresentar uma proposta segura e suficiente para todas as instituições de ensino superior do Estado e ponderou que a heteregeneidade do sistema se configura um grande desafio para os trabalhos.

A Comunidade Universitária poderá acompanhar as discussões da Comissão, ter acesso ao material disponível e mesmo emitir sua opinião sobre o assunto acessando o endereço www.sites.uem.br/autonomia, que estará disponível em breve.