O acesso ao câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá já passou por algumas  intervenções, dentro de um cronograma de obras viárias que iniciou pela duplicação da Rua Lauro Werneck. O projeto ainda engloba outras ações que irão atender em especial a circulação interna de veículos.Uma dessas mudanças é o fechamento da entrada ao lado da Assessoria de Planejamento, antigo prédio da Reitoria. Desse modo, o acesso pela Avenida Colombo será feito por um único portão, instalado próximo ao prédio da TV UEM, com a abertura de uma interligação com o câmpus passando ao lado Pró-Resíduos, por onde irão circular os carros. Uma nova guarita da vigilância será construída próxima ao portão de entrada e a guarita atual será derrubada.

As informações foram prestadas pelo prefeito do câmpus, Carlos Augusto Tamanini, que também adianta que será erguido um alambrado fazendo o cercamento de toda esta área, chegando até a esquina da Lauro Werneck.  Essa nova etapa do projeto viário deve ter início dentro de 60 dias, segundo o prefeito, sendo parte da contrapartida da Prefeitura de Maringá pelos 26,3 mil metros quadrados de terreno que a UEM cedeu para a construção do Contorno Oeste (duplicação da Rua Lauro Werneck, prolongamento da Rua Itamar Orlando Soares e Rua Cristal).

Tamanini lembra que havia um acordo preliminar, aprovado no Conselho de Administração (CAD), em 2008, de que a contrapartida seria a pavimentação de, aproximadamente, 35 mil metros de estacionamento no câmpus, porém houve uma renegociação com a Prefeitura de Maringá e novo convênio já foi aprovado no CAD. “Calculamos qual seria o valor gasto na pavimentação daquelas áreas e aplicamos o mesmo recurso em outras obras de readequação viária”, resume Tamanini.

Novo sentido – Na entrada pela Avenida Lauro Werneck, além da construção de uma guarita, haverá alterações no sentido de tráfego de veículos, permitindo apenas conversão à direita. Para ter acesso aos blocos que ficam do lado esquerdo da Biblioteca Central, será aberta uma via interna entre a ala de grevíleas e a atual pista, sendo que a entrada será pela Rua Itamar Orlando Soares. No local ainda haverá o prolongamento da ciclovia (veja as ilustrações abaixo).

Os veículos terão circulação em mão única, descendo pela via que passa atrás da Biblioteca, ao lado do Nead, chegando até o Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP), pelos fundos. Na volta, o sentido de circulação será o oposto, também em mão única.

Nestas obras viárias, estão previstos o asfaltamento de vários trechos, construção de vias elevadas para pedestres e melhorias na infraestrutura de estacionamentos próximos aos blocos M07-M08, J45, E78 e ao CAP, onde poderão ficar ônibus e vans. Haverá ainda a reconstrução de calçada e a instalação de novo alambrado na Rua Itamar Orlando Soares.

O projeto prevê uma saída do câmpus pela Rua Alencar de Oliveira Paiva, junto ao entroncamento com a Rua Itamar Orlando Soares. E ainda a continuação do asfalto próximo ao campo de futebol, fechando o anel viário dentro do câmpus. No total, entre recapeamentos e estacionamentos, serão 54 mil metros quadrados de pavimentação. Acompanhe pelo mapa as vias e estacionamentos que serão feitos.

Importante lembrar que toda a execução do projeto e custos ficam por conta da Prefeitura de Maringá que, segundo informou Tamanini, estabeleceu o prazo de conclusão das obras até 31 de dezembro.

Mobilidade Interna – Conjuntamente a Prefeitura do Câmpus está trabalhando em um projeto de mobilidade interna, com a construção de uma ciclovia que vai circular por todo o câmpus indo até a Vila Esperança e se estendendo até a Praça Nossa Senhora Aparecida. Ainda está previsto a construção do Espaço de Convivência entre o Restaurante Universitário e a Biblioteca Central. Uma área que, na definição do prefeito, “será o coração da Universidade”. O projeto foi elaborado pelo escritório modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo e, no momento, a Prefeitura do Câmpus está trabalhando no projeto executivo.

O espaço abrange área de exposições, deck elevado, calçadão, sem acesso a veículos e ciclovia com iluminação noturna, entre outros benefícios. Assista ao vídeo e conheça detalhes do projeto.