Prossegue nesta terça e quarta-feiras (28 e 29), no câmpus da Universidade Estadual de Maringá, a programação do evento de formação continuada destinada aos professores alfabetizadores de 176 municípios do Norte e Nordeste do Paraná. O programa federal de Formação Inicial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) é um compromisso assumido pelos governos federal, estadual e municipal e foi formulado com o objetivo de assegurar a alfabetização das crianças até os 9 anos de idade. Sob realização da Coordenadoria de Apoio à Educação Básica (CAE), a programação foi aberta no dia 27, no auditório Dona Etelvina, na Unicesumar, Compareceram os coordenadores locais do Pnaic e os professores orientadores de estudos, todos  da rede municipal de ensino, atuantes no ciclo de alfabetização de crianças com até 9 anos de idade.

Na mesa de abertura estiveram presentes a pró-reitora de Ensino, Ana Obara (representando o reitor Mauro Baesso); a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Nerli Nonato Mori; a coordenadora geral do PNAIC, Elsa Midori Shimazaki; a coordenadora da CAE, Jani Alves Moreira; a chefe do Departamento de Fundamentos da Educação, Marta Croce; e a vice-chefe do Departamento de Teoria e Prática da Educação, Eliane Maio.

Após a cerimônia, as professoras Elsa Shimazaki e Jani Moreira fizeram uma palestra para falar sobre a proposta de formação no Pnaic em 2015. Entre outros pontos, elas apresentaram as normativas, os cronogramas de formação e a proposta pedagógica, que neste ano, terá uma abordagem interdisciplinar. A programação para hoje (28) e amanhã (29) será desenvolvida no câmpus da UEM, nas dependências da CAE e do Nead (Núcleo de Educação a Distância), por meio de cursos a serem ministrados pelos professores formadores, com temas que abordarão: A importância dos processos de gestão e mobilização no Pnaic; Organização do trabalho pedagógico dentro e fora da escola: o Ciclo de Alfabetização e as implicações para a gestão municipal e de escolas; Os desafios para a gestão local: o papel da coordenação local na mobilização do Pnaic; Possibilidades, limites e desafios da política das avaliações em larga escala na alfabetização; e Ciclo de Alfabetização e avaliação: progressão escolar e das aprendizagens.

Ao todo, desde 2013, a UEM atua na formação continuada de 6.000 mil por meio de cursos de formação desenvolvidos na Universidade e no acompanhamento das formações que são realizadas nos municípios pelos professores orientadores.

Em 2015, a duração dos cursos de formação continuada, entre julho a dezembro, será de 100 horas/aula. O objetivo é o aprofundamento e ampliação de temas tratados em 2013, 2014 e também contemplará a interdisciplinariedade com conteúdos da gestão escolar, educação inclusiva e ciclo de alfabetização. O Pnaic da UEM é coordenado pela professora Elsa Midori Shimazaki (DTP) e tem como coordenadores adjuntos os professores Jani Moreira (CAE/DTP) e Renilson Menegassi (DTL).
Possui ainda uma equipe de 3 supervisores: Marisa Morales Penati (CAE), Luís Cláudio da Silva (TV UEM), Fabiana Cristina de Azevedo (PPE), e 9 professores formadores: Gislaine Valadares de Godoy (DPD), Jeinni Kelly Pereira Puziol (DTP), Taiz de Farias Lara (Seed), Christina Aparecida dos Santos (Fafijan), Janete Aparecida Guidi (Seed), Carlos Vinícius Ramos (CAE), Judith Amélia Bellicanta (Seed), Liliana Yukie Hayakawa(HU-UEM) e Viviane Gislaine Caetano Auada (PPE).
Outras informações sobre o evento e sobre o Pnaic podem ser obtidas na secretaria da CAE, no telefone (044) 3011 3882 ou pelo e-mail pnaic@uem.br