O Observatório das Metrópoles, Núcleo UEM/Maringá, dá início, nesta terça-feira (28), ao projeto Trilhas Urbanas na Região Metropolitana de Maringá. O primeiro município a receber o projeto será Marialva. A proposta é percorrer um trajeto em determinada região da cidade para, na prática, vislumbrar até que ponto a função social da cidade está sendo cumprida.

Com saída prevista para às 8 horas, em frente a agência da Caixa Econômica Federal, no câmpus sede da UEM, a “trilha” vai até às 11h30.

Depois de Marialva, será a vez de Paiçandu, no dia 30 deste mês, com a trilha no período da tarde, saindo do mesmo local às 13h30, com visitação até 17 horas. As cidades de Presidente Castelo Branco e Sarandi recebem a ação do projeto no período da manhã, nos dias 6 e 11 de agosto, respectivamente.

Podem participar alunos, professores, servidores técnicos e comunidade em geral. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3011-4287.

Trilhas Urbanas - O Projeto Trilhas Urbanas começou, oficialmente, no dia 16 de abril na região nordeste de Maringá. De iniciativa do Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá e desenvolvido pelo Proext Direito à Cidade, o passeio é dirigido aos aspectos urbanísticos e inclui uma aula a céu aberto de sociologia urbana.

Os bolsistas do Proext aproveitaram a oportunidade para conversar com os moradores e realizaram uma pesquisa sobre a percepção da população quanto ao seu bairro. Para compartilhar com a comunidade informações sobre as garantias do Direito à Cidade, também são distribuídos panfletos nas casas e estabelecimentos comerciais. O intuito é propiciar e ampliar o debate a respeito das leis vigentes, e subsidiar parâmetros de avaliação sobre a atuação do poder público no atendimento das necessidades urbanas.