Regina Lúcia Sanches Malassise, autora da tese, e o professor José Luiz Parré, orientador do trabalhoO Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, da Universidade Estadual de Maringá, recebeu o prêmio de melhor tese de doutorado de 2015 da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober). O Prêmio Edson Potsch Magalhães contemplou a tese O Comportamento do preço da terra agrícola: uma análise espacial para o Estado do Paraná de autoria de Regina Lúcia Sanches Malassise. O estudo foi orientado pelo professor José Luiz Parré, atual coordenador do PCE.

O trabalho teve como objetivo identificar um padrão de formação de preços que permitisse destacar variáveis significativamente importantes na determinação do preço da terra. Regina Malassise explica que entre as principais várias estão o valor bruto da produção agropecuária, a área plantada com soja e o financiamento agropecuário.

“O ganho em termos metodológicos foi utilizar no estudo painéis de dados espaciais que permitiram apontar a importância do ‘efeito vizinhança’ entre os municípios. Este efeito é tal que municípios com altos preços de terra geralmente estão próximos a outros com preços similares formando no Estado um cinturão que vai do Oeste ao Norte paranaense para o qual as terras são muito valorizadas”, diz ela.

Malassise destaca ainda que o modelo proposto avançou em termos estruturais, tendo em vista a incorporação de variáveis coletadas para todos os 399 municípios do Estado do Paraná, de forma a encontrar dados adequados. Também avançou em termos metodológicos ao estimar, via painéis de dados, a influência dos efeitos de espacialidade sobre o preço da terra agrícola para todos os municípios do estado, destacando a importância da localização e da vizinhança na determinação de tal preço.

O orientador do trabalho lembra que este é um prêmio nacional de grande importância no meio acadêmico da economia, o que reflete a qualidade do PCE da UEM. E como referência, Parré destaca que os últimos ganhadores do prêmio são de instituições de renome como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Viçosa (UFV), em 2012, 2013 e 2014 respectivamente.