O trabalho desenvolvido pelo estudante Bill Nishar Safadi, do curso de Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi um dos vencedores do concurso "Superfícies em imagens", promovido pelo Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como iniciativa de divulgação da ciência por meio de imagens. Safadi é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT), no Laboratório de Química de Materiais e Sensores (LMSEn), do Departamento de Química da UEM.

Safadi é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT), no Laboratório de Química de Materiais e Sensores (LMSEn), do Departamento de Química da UEM. O trabalho do estudante foi orientado pelo professor Andrelson Wellington Rinaldi.
No concurso, foram selecionadas doze imagens que divulgam a Ciência e a Engenharia de Superfícies para ilustrar as páginas de um calendário de mesa de 2016, que será distribuído gratuitamente em diversos eventos.
As imagens vencedoras foram selecionadas entre 67 imagens inscritas, enviadas por autores de diversas instituições e empresas de 10 estados do Brasil (DF, ES, MG, PA, PE, PR, RN, RS, SC e SP).
As imagens inscritas foram avaliadas nos quesitos de impacto visual, contribuição à divulgação de C&T e originalidade, conforme estabelecia o regulamento do concurso. As doze primeiras colocadas nessa avaliação são as vencedoras.
A comissão julgadora do concurso destacou o alto nível das imagens inscritas nesta edição do prêmio.

Imagens vencedoras

1. Fotomicrografia de MOF obtido via microondas. Crédito: Bill Nishar Safadi, estudante da UEM/LMSE (PR).
2. TEM de nanobastões de ouro crescidos sobre nanotubos de carbono. Crédito: Anderson Caires de Jesus, estudante da UFMG (MG).
3. MEV de nanofolhas de Cu(OH)2 crescido sobre lâmina de cobre. Crédito: Natália Goedtel Medeiros, estudante da UFRGS (RS).
4. Nanopartículas core-shell seguindo as linhas de campo. Crédito: Helena Augusta Lisboa de Oliveira, estudante da UnB (DF).
5. Rede de Coordenação com íons de európio. Crédito: Dyego Maia de Oliviera, técnico terceirizado do CETENE/PE (PE).
6. Imagem de SEM de silício texturizado com nanopartículas de Ag. Crédito: Douglas Soares da Silva, estudante da UNICAMP (SP).
7. MEV de aço AISI 316L nanoestruturado por bombardeamento iônico. Crédito: Silvia Azevedo dos Santos Cucatti, estudante da UNICAMP (SP).
8. TEM de nanopartículas de ouro em grade de cobre e carbono. Crédito: Rayssa Helena Arruda Pereira, estudante da UFES (ES).
9. Fractografia de cerâmica vermelha com incorporação de granito. Crédito: Israel Krindges, engenheiro químico da UCS (RS).
10. MEV de cristais de ZnO em formato de nanofolhas. Crédito: Daniel Lorscheitter Baptista, professor da UFRGS (RS).
11. Microestruturas de polipirrol eletrodepositado sobre aço inox. Crédito: Stéfano Rahmeier Marquetto, estudante da UFRGS (RS).
12. Fractografia do aço maraging nitretado por plasma- vista lateral. Crédito: Adriano Gonçalves dos Reis, estudante do ITA (SP).
Fonte: Gerência de comunicação do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies.
Outras informações sobre os resultados do concurso podem ser obtidas pelo telefone 3011-5098 ou pelo link http://engenhariadesuperficies.com.br/noticias.asp?idNoticia=478.