O que são medicamentos genéricos, similares, de referência ou de marca? O que a engenharia civil tem a ver com segurança no trânsito? Sabia que uma pessoa pode estar em dois lugares ao mesmo tempo? Sabe como evitar o câncer bucal? O que seu cão não deve comer?  O Pet na Praça tem as respostas para estas e outras perguntas. O evento é uma iniciativa dos professores tutores e acadêmicos de diversos grupos de graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que integram os Programas de Educação Tutorial (PET). Será realizado na sexta-feira, dia 3 de julho, das 18 às 22 horas, no Shopping Cidade, com entrada aberta ao público.

Nesta edição do PET na Praça, os petianos irão apresentar, à comunidade local, trabalhos e estudos desenvolvidos nos grupos, sempre com uma temática diferente, preparada de acordo com a área de conhecimento dos acadêmicos.

Desse modo, quem passar pelo local poderá aprender como fazer o cultivo de hortaliças hidropônicas, tarefa do PET Agronomia. Também poderá receber dicas de como administrar as finanças pessoais em tempos de crise, papel do PET Economia. Ainda, saber o que fazer ou não fazer em situações de emergência como queimaduras, traumas ou choque elétrico, ao conversar como os petianos de Enfermagem. Isso só para citar algumas das opções que o evento oferece.

Grupos PET - A UEM possui, em alguns de seus cursos, Programas de Educação Tutorial, chamados de PET, que buscam proporcionar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica. Assim, busca formar profissionais mais críticos e atuantes, integrando a formação acadêmica com a formação profissional, através da interação constante entre ensino, pesquisa e extensão.

Ao todo são 15 grupos ligados aos cursos de: Agronomia, Economia, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Têxtil, Engenharia Química, Farmácia, Física, Informática, Matemática, Odontologia, Pedagogia, Química e Zootecnia.