Reflexões sobre as questões dos feminismos, identidades de gênero e políticas públicas sobre sexualidades e diversidade sexual   no espaço escolar permearam, ontem, a discussões durante a   cerimônia de abertura da quarta edição do Simpósio Internacional   em Educação Sexual (Sies), no bloco I-12, câmpus da Universidade   Estadual de Maringá (UEM).

O reitor Mauro Baesso destacou a importância do evento para a reflexão sobre o assunto no ambiente escolar, além da relevância   do debate a respeito da educação sexual. Baesso frisou a   necessidade de se respeitar os direitos humanos em todos os   âmbitos e o fato de do Sies ser um evento internacional, permitindo   ampliar a discussão e a troca de experiências entre as culturas   distintas.   A diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH),   Nerli Mori, falou sobre a importância do trabalho da professora   Eliane Maio, uma das coordenadoras do Sies, na formação dos   alunos e também da alegria em ter o evento sediado no CCH,   dando visibilidade e valorizando as ações de formação tanto de   alunos quanto de professores na temática da educação sexual.   Eliene Maio apresentou a equipe participante do Simpósio e   forneceu números sobre as edições anteriores do Sies. A   coordenadora assinalou também que vem crescendo a quantidade   de pessoas que buscam informações sobre a educação sexual.   A chefe do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP),   Érica Cintra, integrante da comissão organizadora do Sies,   salientou a relevância que o tema tem na formação dos professores   na UEM. Segundo ela, embora seja polêmico, o tema suscita uma   discussão necessária, já que a Universidade é o espaço do debate   e da reflexão.   A secretária municipal da Mulher, Anália Nasser, elogiou a inciativa   da UEM em realizar e sediar o evento e mencionou a importância   da aproximação e da parceria da Universidade com a Prefeitura do   Município.   A solenidade de abertura teve, ainda, o momento cultural, por meio   de uma exposição de artes plásticas, com a participação de alunos   dos cursos de Artes Visuais; e de uma apresentação teatral, por   alunos do curso de Artes Cênicas. Com a peça “Gente que gosta de   Gente”, o grupo se apresentou a convite do Núcleo de Pesquisas   em Diversidade Sexual (Nudisex), realizador do Sies.   Também estiverem presentes ao evento, entre outras autoridades,   a diretora de Ensino de Graduação da UEM, Solange Yaegashi   (representando a pró-Reitora de Ensino, Ana Obara); a chefe do   Departamento de Fundamentos da Educação (DFE), da UEM,   Marta Croce; a professora Sueli Ibanez, diretora de Diversidade do   Núcleo Regional da Educação; o reverendo Célio Camargo, da   Igreja Comunidade Metropolitana de Maringá, responsável por   celebrar o primeiro casamento gay do Município; a diretora do   Abrigo LGBT Casa de Missão Amor Gratuito, Diaconisa Ling; e   Marcelo Santos, representando a Associação Maringaense de   Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Maringá.   Na seqüência, a professora advogada venezuelana, Tamara   Andrian, ativista pelos direitos das mulheres e comunidade LGBT,   fez a palestra de abertura, com a participação, no debate, da   professora Crishna Correa, do Departamento de Direito Público da   UEM.