O Projeto Trilhas Urbanas iniciou oficialmente, no dia16, na região nordeste de Maringá. De iniciativa do Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá e desenvolvido pelo Proext Direito à Cidade, a ação consiste em percorrer um trajeto em determinada região da cidade para, na prática, vislumbrar se a função social da cidade está sendo cumprida.

O passeio é dirigido aos aspectos urbanísticos e inclui uma aula a céu aberto de sociologia urbana. Os bairros percorridos, nesta quinta-feira, concentraram-se na região nordeste, entre os quais Conjunto Habitacional Requião, Parque Residencial Tuiuti, Jardim Campos Elíseos, Conjunto Residencial Guaiapó, Loteamento Piatã, Conjunto Champagnat, Loteamento Grajaú, Loteamento Sumaré, Jardim Colina Verde I e II, Jardim Paulista.

Os bolsistas do Proext aproveitaram a oportunidade para conversar com os moradores e realizaram uma pesquisa sobre a percepção da população quanto ao seu bairro. Para compartilhar com a comunidade informações sobre as garantias do Direito à Cidade, também foram distribuídos panfletos nas casas e estabelecimentos comerciais. O intuito é propiciar e ampliar o debate a respeito das leis vigentes, e subsidiar parâmetros de avaliação sobre a atuação do poder público no atendimento as necessidades urbanas. Outras informações sobre o projeto e a agenda de novas visitas podem ser obtidas no Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá, fone (44) 30114287.

Fonte: Observatório das Metrópoles