A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária será realizada nesta sexta-feira, dia 17, na UEM, em tenda no caminho entre a Biblioteca Central e o Bloco G-34, próxima aos totens em homenagem aos trabalhadores do MST assassinados em Eldorado dos Carajás em 1996. As atividades começam às 9 horas, com solenidade de abertura, mística pela Escola Milton Santos do MST e Grupo Abaecatu, exibição de documentário Massacre de Eldorado de Carajá e Reforma Agrária, mesa de debates.

A partir das 14 horas, está programado o Cine Reforma Agrária, com a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida Maringá e O Veneno Está na Mesa II. Será realizada também a restauração dos totens com a presença do artista plástico Jorge Pedro, autor da obra. Haverá ainda feira de produtos agroecológicos e da reforma agrária.

A professora Maria Christine Berdusco Menezes, coordenadora do curso de Pedagogia para Educadores do Campo e coordenadora de área do Pibid Diversidade, falará sobre suas atividades. No dia 29 deste mês, às 19h30, no Câmpus Regional de Cianorte, está prevista a palestra Educação no Campo e Reforma Agrária; no dia 30, às 19h30, no Bloco I-12, o tema será O Campo da Educação do Campo. Ambos temas serão explorados pelo professor Fernando Martins, da Unioeste. A promoção do evento, que faz parte da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida, reúne diversos órgãos de pesquisa e extensão e entidades de base sindicais e estudantis. Informações adicionais podem ser obtidas com Edson Pilatti, celular 9944-3183.