Nas livrarias, o segundo volume da trilogia Perspectivas em História da Física, de autoria de Luiz Roberto Evangelista, professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e publicado pela Editora Livraria da Física. Intitulado Da Física dos Gases à Mecânica Estatística, este segundo volume segue uma sequência lógica das ideias apresentadas no primeiro livro - Dos Babilônios à Síntese Newtoniana – oferecendo ao leitor uma visão panorâmica de como surgiram os principais conceitos da Física, como calor, energia e tempo. Fala também sobre a contribuição de grandes cientistas da área, a exemplo de Galileu, Einstein e Newton. Nesta quinta-feira, dia 16, haverá o lançamento do livro em uma sessão de autógrafos com o autor na Livraria Curitiba, Catuaí Shopping Maringá, às 19 horas.

Doutor em física de partículas pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado no Politecnico di Torino, na Itália, onde também foi professor visitante, Evangelista conta que o embrião da trilogia nasceu a partir das suas notas de aulas, utilizadas para a disciplina de história da física, ministrada na década de 1980 no curso de Física da UEM. “A proposta inicial era produzir um único volume a partir daquele material, mas o trabalho foi se avolumando e quando me dei conta já tinha em mãos 360 páginas e a promessa de publicar um novo volume”, conta o professor, anunciando que irá fechar a trilogia com o livro Luz, Eletromagnetismo e a Física do Século XX.

A obra, segundo o autor, enquadra-se na categoria educação científica, nem por isso é dirigida exclusivamente aos acadêmicos da área. Todas as pessoas interessadas em conhecer o mundo em que vivemos poderão ter um bom material de pesquisa nos dois livros já publicados.

Nesse volume em particular, o leitor vai encontrar análises mais técnicas e sofisticadas, que coincidem com um período em que a Ciência como um todo também se sofisticou. Contudo, Evangelista tomou o cuidado de marcar essas seções, digamos, mais densas, que podem ser omitidas numa primeira leitura sem prejudicar o entendimento da obra.

O texto parte dos rudimentos da física dos gases e passa pela consolidação das bases da teoria atômica e a construção da tabela periódica dos elementos. No cenário da Europa do Século XVIII, ele ainda se debruça sobre a trajetória empreendia pelos grandes matemáticos que fundaram a mecânica analítica, por exemplo. Ou sobre as grandes ideias que nortearam o estabelecimento de princípios de conservação e dissipação da energia, primeira e segunda leis da termodinâmica.

A parte final do livro é dedicada a um estudo das origens da mecânica estatística, que começa com as primeiras propostas de uma teoria cinética dos gases.

Serviço:
Lançamento do livro Perspectivas em História da Física.  Da Física dos Gases à Mecânica Estatística, Volume 2,  Editora Livraria da Física.
Autor: Luiz Roberto Evangelista.
Quando e onde: dia 16, às 19 horas na Livraria Curitiba, Catuaí Shopping Maringá.