A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) anunciou, na última sexta-feira (10), a aprovação do curso de mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). A professora Solange Marta Franzói, coordenadora do novo Programa de Pós-Graduação, diz que a aprovação se deu já na primeira submissão da proposta do curso à Capes. Para ela, o mestrado irá atender uma demanda existente no Paraná, uma vez que apenas a UFPR oferece esse curso aqui no estado.

Franzói adianta que serão abertas 15 vagas e que a primeira turma terá início em agosto deste ano. As inscrições serão abertas em maio, embora ainda não tenha sido fechada a data, segundo informou a coordenadora. A proposta do curso é promover a integração de várias áreas ligadas à Fisiologia, como Biologia Celular, Anatomia, Histologia, entre outras. Serão duas linhas de pesquisa: Fisiologia Integrativa e Fisiologia do Exercício. Outras informações sobre o curso estarão disponíveis, em breve, na página www.dfs.uem.br. Vale destacar que, neste ano, a UEM também inicia três novos cursos de doutorado: em História, Psicologia e Odontologia Integrada. Contabilizando os novos cursos, a Universidade passa a oferecer 43 mestrados, dos quais cinco profissionais, e 25 doutorados.