A Jornada de Gestação de Alto Risco de Maringá será realizada nesta semana, na sexta-feira e sábado, dias 10 e 11, no Auditório do Hospital Universitário de Maringá. O evento, promovido pelo Departamento de Medicina da UEM, começa, às 8 horas, com a mesa-redonda Rede Mãe Paranaense.

Também serão debatidos temas como Trombofilias na Gestação; Hipertensão Arterial e Gravidez; Prematuridade (Fluxograma de Pacientes em Maringá; Principais Causas de Encaminhamentos; Avaliação dos Encaminhamentos e Índice de Risco Gestacional; Quais as condições e justificativas consistentes para prescrição da heparina de baixo peso molecular; Quais as trombofolias herdadas que efetivamente impõem o uso de Heparinoprofilaxia; O uso da heparina de baixo peso molecular para a mutação genética da Etilenotetrahidrofolatoredutase; Diagnóstico e conduta na doença hipertensiva na gravidez; Conduta na HELLP síndrome e eclampsia; Conduta na hipertensão arterial crônica; Fatores de Risco; Prevenção; e Tocólise: riscos e benefícios); Amniorrexe Prematura: diagnostico e conduta; Drogas Lícitas e Ilicitas na Gestação; Gestação Associada a Obesidade: repercussões maternas e fetais; Gestação Pós Cirurgia Bariátrica; Psicose e Depressão na Gravidez; Quando Indicar a Carditocografia; Rastreamento do Diabetes na Gestação; e Conduta Atual na Gestação e Diabetes Mellitus.

As inscrições para sócios da Associação de Ginecologia Obstetrícia do Paraná (Sogipa), profissionais da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), docentes do Hospital Universitário, médicos residentes e estudantes de Medicina da UEM são gratuitas; para os demais, custam R$ 100,00. Elas serão aceitas até o limite das vagas (120). Outras informações pelo site www.dmd.uem.br, e-mail sec.dmd.uem@gmail ou fone 3011-9096 (Edgar dos Reis).