A Semana de Integração 2015 na UEM começou, nesta segunda-feira, dia 16, com aula inaugural. Com o Restaurante Universitário lotado por calouros de diversos cursos de graduação, o reitor Mauro Baesso recebeu os novos universitários para essa nova fase da vida, lembrando que a UEM está entre as 20 melhores universidades do País dentro de um universo de mais de mil instituições avaliadas. Disse, ainda que a UEM, entre as estaduais, está entre as quatro primeiras em pesquisas consolidadas. Falou sobre as recentes dificuldades enfrentadas em razão das medidas que o governo estadual tentou implantar. Enfatizou a disposição de manter o que a Instituição conquistou e de buscar melhorias.

Baesso comentou que a Universidade está formando cidadãos e que a meta é passar conteúdos e oferecer atividades culturais e complementares. Citou o Programa de Preceptorias que facilitará a transposição do ensino médio para o ensino superior, que trabalhará os conteúdos ministrados em salas de aula, para possibilitar melhor desempenho dos acadêmicos. O reitor aproveitou para repassar informações sobre mobilidade estudantil, Capes, Escritório de Cooperação Internacional da UEM, programas de bolsas. Finalizou sua fala aconselhando os alunos a tomarem cuidado com os excessos no trote, em especial fora do câmpus.

O vice-reitor Julio Damasceno também comentou sobre o Programa de Preceptorias, um programa inédito no formato e na magnitude desenhados na UEM. Além de citar a honra em receber os novos alunos, disse a eles que a administração está à disposição dos novos integrantes da comunidade universitária. Fez um resgate de seu tempo de estudante e desejou a todos que se tornassem protagonistas de suas próprias vidas nas salas de aula e fora delas. Encorajou os estudantes a participarem do movimento estudantil.

Os representantes do Centro de Voluntariado Universitário apresentaram parte da programação do trote solidário e convidaram os acadêmicos a participarem dele. Logo após, a professora Lílian Kato explicou o Programa de Integração Estudantil (Preceptorias) que oferece a oportunidade de os estudantes receberem apoio em diversas disciplinas. Os horários podem ser checados neste link. Na sequência, o professor Manoel Quaresma Xavier proferiu a palestra O Exercício da Cidadania: uma questão de responsabilidade fiscal e social voltada ao bem comum.

Iniciaram o ano letivo de 2015 mais de 18,8 mil estudantes de graduação presencial e EAD, dos quais, cerca de 3 mil calouros. Outras informações sobre a calourada podem ser vistas no site www.uem.br/calourada/; e sobre o trote solidário, em Trote Solidário UEM 2015.