A Universidade Estadual de Maringá (UEM) está construindo sua política de acesso aberto à informação científica, pelo chamado repositório institucional, e o 1º Simpósio dos Profissionais da Informação está subsidiando essa discussão. Durante a abertura oficial do evento, realizada nesta quinta-feira (12) de manhã, no auditório D. Murilo Krieger, na PUC Maringá, a bibliotecária Cicília Conceição de Maria, coordenadora do Simpósio, reforçou sobre a necessidade de implantação do Repositório Institucional da UEM, cujo objetivo é armazenar, preservar, divulgar e dar acesso à produção científica da Universidade em formato digital. Segundo a coordenadora, os debates durante o evento contribuirão na implantação do projeto.

A diretora da Biblioteca Central, Mariza Nogami, aponta que o acesso público aos conteúdos deverão proporcionar maior visibilidade e impacto à produção científica da instituição.

Presente na abertura do evento, o reitor Mauro Baesso falou sobre a necessidade emergente da UEM investir em sistemas de informação, destacando que esse está um dos grandes desafios da atual gestão. Afirmando que sempre defendeu a ideia de que o conhecimento produzido seja de livre acesso, Baesso garantiu que, como gestor público, será um defensor ainda maior da proposta.

Na mesma linha de pensamento, a pró-reitora de Extensão e Cultura, Itana Gimenes, falou que é necessário implantar uma mudança de cultura, de forma a tornar a UEM cada vez mais digital.

A pró-reitora de Ensino, Ana Obara, lembrou que, ao longo dos anos, a BCE já vem incorporando novas tecnologias da informação. Segundo ela, o evento deve contribuir para uma reflexão crítica quanto a relevância da revitalização da biblioteca, tornando-a mais viva. O que vale não só para a UEM mas para todas as bibliotecas universitárias do país.

A abertura do evento também contou com a presença do diretor geral da PUC Maringá, José de Jesus Previdelli, vice-reitor da UEM na gestão 1998/2002; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação,  Célia Regina Granhen Tavares; da diretora do Núcleo de Educação a Distância da UEM e coordenadora do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil, Maria Luisa Furlan Costa; e do diretor do Núcleo de Processamento de Dados, Hélcio do Prado.

Ao final da solenidade, a professora Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, doutora em Ciências da Comunicação e docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Universidade de São Paulo, falou sobre Políticas dos Portais Institucionais.

Sob promoção da Biblioteca Central da UEM, em parceria com o Departamento de Informática, o evento segue até amanhã (13), em conjunto com o 15º Encontro Maringaense de Bibliotecários. Para outras informações entre em contato pelo fone 44 3011-5299.