O Governador Beto Richa revogou, nesta terça-feira (10), o Decreto 546/2015, que criava o grupo de trabalho para coordenar e sistematizar a elaboração do Projeto de Autonomia para as universidades estaduais do Paraná.

Na última quinta-feira (5), representantes dos sindicatos dos docentes e dos sindicatos mistos foram recebidos pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), João Carlos Gomes, e protocolaram um pedido de revogação do Decreto. Na sexta-feira (6), os reitores também se reuniram na sede da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e decidiram que este não seria o melhor momento para debater o assunto. Atendendo às manifestações de reitores e representantes sindicais das universidades, o secretário encaminhou ao Governador o pedido de revogação do decreto que criava a comissão para discutir a autonomia universitária.

Termo de Compromisso

O líder do Governo, deputado Luiz Cláudio Romanelli, o secretário da Seti João Carlos Gomes e representantes dos sindicatos dos docentes das universidades estaduais do Paraná, se reuniram nesta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa, onde foi firmado um Termo de Compromisso. No documento consta que o terço de férias dos docentes e agentes universitários será pago, em parcela única, até o final do mês de março. Também consta no documento que durante este mês será promovido um amplo debate com a participação dos servidores e que está descartada a hipótese de extinção do Fundo de Previdência da Paraná Previdência.

“A Paraná Previdência continua como está. Este é um debate feito com transparência, com clareza, e durante o mês de março vamos esgotar essas discussões”, destacou o deputado Romanelli.

O líder do governo reafirmou ainda que os recursos do Fundo Previdenciário serão utilizados exclusivamente para o pagamento de aposentadorias e pensões, garantida a sustentabilidade financeira.

Ficou definido nesta reunião que será estabelecido um calendário e grupo de discussão, nos próximos 60 dias, para analisar e debater alguns temas. Entre eles estão a possibilidade de retirada da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) do sistema RH Paraná- Meta 4; concurso público para a contratação de docentes; não aplicação do Decreto Estadual 446/2015 em relação aos docentes universitários; alteração do percentual do ATT (Adicional Titulação Docente) e da forma de ingresso na classe de professor titular.

“Continuamos, como sempre estivemos, abertos ao diálogo para que juntos trabalhemos para o melhor para as nossas universidades”, disse o secretário João Carlos Gomes.

Entre os assuntos já definidos em reuniões anteriores está a autorização de abertura do orçamento de custeio das sete universidades estaduais do Paraná, na fonte 100, com valores solicitados pelas reitorias. Também foi retirada a proposta de inclusão das universidades no sistema RH Paraná- Meta 4 na mensagem de Lei encaminhada para a Assembleia Legislativa do Paraná. E está definida a manutenção dos adicionais de tempo de serviço (quinquênio e anuênio) para os servidores públicos do Paraná.

Participaram das reuniões representantes da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg), Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual do Paraná (Sindunespar), Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá (Sesduem), Sindicato dos Docentes da Universidade do Centro-Oeste do Paraná (Adunicentro), Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Oeste (Adunioeste), Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região (Sindiprol/Aduel), Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Superior do Oeste do Paraná (Sinteoeste), Sindicato de Professores e Técnicos da UEPG (Sintespo) e o Sindicato dos Servidores Públicos Técnicos Administrativos da UEL ( Assuel).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Seti.