Embora a obra do contorno oeste da Universidade Estadual de Maringá (UEM) tenha sido iniciada em dezembro do ano passado, ela não é uma deliberação da atual administração da Universidade, que apenas deu cumprimento a uma lei estadual, publicada em outubro de 2009, que regulamentou a doação do terreno da UEM para o município de Maringá.

Entretanto, a questão do contorno oeste da UEM não é nova e tem sido pauta de discussões desde 2003. Acompanhe os principais fatos desse debate.

• Em 2003, o então prefeito José Cláudio Pereira Neto encaminhou um ofício à UEM solicitando a doação do terreno para a duplicação da Rua Lauro Werneck

• Em 2004, a Resolução nº 213, do Conselho de Administração (CAD)  da UEM autorizou a duplicação da Rua Lauro Werneck e o prolongamento da Rua Itamar Orlando Soares.

• Em 2008, o então prefeito Silvio Barros solicitou que, junto com estas obras, também fosse prolongada a Rua Cristal.

• Ainda em 2008, foram publicadas as Resoluções do CAD nº 218 e nº 517, que aprovaram a doação de uma área correspondente a 25.830,46 m² e 26.938,02 m², respectivamente, destinadas à duplicação da Rua Lauro Werneck e ao prolongamento das ruas Itamar Orlando Soares e Cristal. As referidas resoluções também estabeleceram como contrapartida da Prefeitura de Maringá a pavimentação asfáltica de cerca de 32 mil m² no câmpus universitário, destinado a várias áreas de estacionamento.

• No ano seguinte, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou a Lei nº 16.311-2009 autorizando o governo do Estado a doar a área ao município.

• Em outubro de 2012, foi editada a Lei nº 17.328 para corrigir especificações nas áreas a serem escrituradas.

• Em virtude dessa tramitação, da licença de instalação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da liberação da verba pela agência financiadora, somente em 2014 a Prefeitura de Maringá solicitou que a administração da UEM, ainda na gestão do reitor Júlio Santiago Prates Filho, indicasse as possíveis datas para a realização das obras. Em setembro de 2014, a Prefeitura de Maringá iniciou a abertura da Rua Cristal e optou pelo período de recesso acadêmico para a duplicação da Rua Lauro Wernek e adequação da Rua Itamar Orlando Soares, cujas obras começaram em 15 de dezembro do ano passado.

O reitor Mauro Baesso deu cumprimento a tudo que havia sido acordado entre as partes. A atual gestão ainda determinou que o prefeito do Câmpus, Carlos Augusto Tamanini, e uma equipe de engenheiros e arquitetos da UEM trabalhassem em conjunto para fazer as compatibilizações das interfaces do perímetro da obra, avaliando as questões de mobilidade durante e depois de concluídos os trabalhos, além de identificar e acompanhar toda a execução das compensações acordadas pelo CAD com o município.