Camila Jimbo Torii, 19 anos (foto), é o primeiro nome na lista dos aprovados em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá, publicado, agora pela manhã, o resultado do Vestibular de Inverno 2014. Além disso, seu escore de 574,5 pontos é o maior do concurso. “Sabia que tinha feito uma pontuação boa,mas não imaginava que ficaria no primeiro lugar geral”, confessou. Camila é natural de Astorga e, só este ano, prestou oito vestibulares para Medicina e já passou em três: na PUC-PR, na Evangélica de Curitiba e na UEM.

A lista dos aprovados foi divulgada pela Comissão Central do Vestibular da UEM (CVU) às 10 horas e está disponível para consulta no site www.vestibular.uem.br.

Segundo dados da CVU, entre as treze melhores notas do Vestibular de Verão, seis são de candidatos de Maringá e apenas um aprovado é de fora do Paraná, de Rondonópolis - MT.

Entre as vinte maiores pontuações estão candidatos de Medicina e de Direito, matutino e noturno, com uma surpresa: a décima quinta pontuação é de uma candidata que foi aprovada em primeiro lugar em História.

O primeiro lugar entre os cotistas é de Jackson Danrlei, que marcou 525 pontos e passou para Medicina. Na classificação geral, ele ficou em 43º lugar.

Um levantamento sobre o perfil dos 1.488 aprovados neste concurso aponta que 50,41% são homens, 77,9% residem no Paraná, dos quais 40,4% são de Maringá. 70,3% não trabalham, 49,31% cursaram toda o ensino fundamental em escola pública e um pouco mais da metade (46,69%) cursou o ensino médio em escola particular, um percentual bem próximo dos 46,13% que cursaram integralmente em escola pública.

A matrícula dos candidatos aprovados no limite deverá ser efetivada de 13 a 15 de janeiro do próximo ano, exclusivamente pela internet, no da  Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), que publica o edital de vagas de segunda chamada no dia 30 de janeiro. O início das aulas será em fevereiro de 2015.