Maria Luisa Furlan Costa, diretora do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) apresentou a avaliação dos cursos de graduação e especialização em 2014 e o planejamento para o ano letivo de 2015 aos tutores a distância, na noite de sexta-feira, 12, e tutores presenciais, na manhã de sábado, 13. Em ambos os encontros os coordenadores de curso, coordenadores de tutoria, coordenadores de estágio, coordenadores de trabalhos de conclusão de curso, coordenadores de polo e equipes de apoio dos cursos e polos estiveram presentes. As reuniões foram feitas no auditório do PDE.

Antes da reunião de sábado, o vice-reitor Júlio Damasceno cumprimentou os participantes e agradeceu, em nome da UEM, o trabalho desenvolvido com a educação a distância.

Entre as boas notícias, a diretora do Nead informou a inclusão de mais dois polos de apoio presencial à educação a distância da UEM, em Cianorte e em São João do Ivaí, já para 2015. Outra boa notícia compartilhada foi o reconhecimento do curso de Letras Português/Inglês, pelo Conselho Estadual de Educação, com nota 4,92. Em 2015 haverá vestibular para Letras Português/Inglês e História. As 245 vagas de cada curso serão ofertadas em nove polos de apoio presencial. As inscrições estarão abertas de 16 a 30 de março e a prova será realizada no dia 7 de maio. As aulas terão início em julho.

Maria Luisa também discutiu com os presentes algumas proposições para melhorar a oferta das disciplinas. Uma delas é permitir que o aluno assista as webconferências do local onde ele quiser e puder. Isto significa que o aluno não precisará estar fisicamente presente no polo para assistir a aula em tempo real, podendo ele mesmo enviar comentários, dúvidas ou sugestões.

Outra sugestão é a implantar avaliação por disciplina, ao término da qual o aluno deverá responder um questionário de avaliação com pontos específicos (conteúdo, material impresso, vídeo aulas, webconferência, avaliação, mediação do tutor etc).