Da esquerda para a direita: Márcia Consolaro, Sandra Pelloso, Edward Partridge e Isabel Scarinci

A professora Marcia Edilaine Lopes Consolaro (foto à esquerda), do Departamento de Análises Clínicas e Biomedicina, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), obteve aprovação de um projeto na área de câncer cervical, a ser desenvolvido em parceria com o National Institutes of Health (NIH).

Intitulado Autocoleta e Teste de HPV em Mulheres não Rastreadas: estudo de viabilidade no Brasil, o projeto foi submetido a uma chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A proposta apresentada deveria, obrigatoriamente, contemplar um estudo realizado em colaboração com um pesquisador norte-americano, já contemplado no âmbito do NIH, o qual também submeteu pedido de financiamento a chamada análoga publicada pelos EUA.

A ideia é promover, estimular e expandir atividades de pesquisa colaborativa básica, translacional e aplicada entre pesquisadores norte-americanos e brasileiros, elegíveis nas áreas de câncer associado a infecções, alergia, imunologia ou doenças infecciosas, incluindo HIV/Aids e suas comorbidades, termo médico que corresponde a associação de pelo menos duas patologias num mesmo paciente.

Os projetos colaborativos submetidos foram julgados tanto na chamada pública nos Estados Unidos, quanto na do Brasil. A previsão era financiar 28 propostas, mas apenas 19 foram apoiados. Entre eles está o projeto sob coordenação de Marcia Consolaro, que será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá.

A equipe americana é coordenada pelo professor Edward Partridge, diretor do Comprehensive Cancer Center  da University of Alabama at Birmingham (UAB) e ex-diretor da American Cancer Society. Participa ainda professora Isabel Scarinci, também da UAB. A equipe brasileira é constituída, além da coordenadora, pela professora Sandra Marisa Pelloso, do Departamento de Enfermagem da UEM.