Na manhã desta sexta-feira, 21, o reitor Mauro Baesso presidiu a sessão solene de colação antecipada de grau aos 37 formandos da 22º turma de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que homenageou como paraninfa, patrono e nome de turma, respectivamente os professores Silvia Maria Tintori, Sergio Yamada e Hugo Meister.

A cerimônia, prestigiada por professores, familiares e amigos dos ex-alunos, lotou o auditório do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). Também participaram o vice-reitor, Júlio Damasceno, a pró-reitora de Ensino, Ana Tiyomi Obara, a diretora adjunta do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Sandra Marisa Peloso, o superintendente do HUM, Maurício Chaves Junior, a chefe adjunta do Departamento de Medicina (DMD), Márcia Colli e o coordenador do curso, Carlos Edmundo Rodrigues Fontes, o coordenador adjunto do curso, William Cavazana, entre outras autoridades.

Bastante emocionada, a paraninfa, que ministra a disciplina de Saúde Coletiva, pediu aos novos médicos que sempre valorizem a saúde pública. “Lembrem-se que vocês estudaram em instituição pública e estagiaram em hospital público”, disse ela.

Para Mauro Baesso, os novos profissionais serão motivo de muito orgulho para a UEM no futuro, pois certamente trilharão caminhos de sucesso e constante aperfeiçoamento. “Espero revê-los em breve como professores de nossa instituição ou cursando o mestrado ou doutorado conosco”, disse o reitor. Baesso também convocou todos os presentes a se engajarem no desafio de concluir o hospital, uma das metas da nova administração da universidade.

Com os novos médicos, a UEM soma 60.643 profissionais graduados em 44 anos de existência.

Taiana Borges