Dos 27.185 inscritos no  Processo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), 6,4% não compareceram aos locais de provas neste domingo, dia 16. O número corresponde a 1.737 candidatos.

O presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), Emerson Arnaut de Toledo, diz que o índice cresceu um pouco em relação ao ano passado, que registrou 5,1% de ausentes. Mas ainda assim permanece dentro da margem esperada em concursos desse porte. Além disso, Toledo lembra que essa edição do PAS também registrou pequeno aumento no total de inscritos.

As provas do PAS foram aplicadas neste domingo (16), das 13h50 às 19 horas, em 16 cidades paranaenses: Maringá, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Paiçandu, Paranavaí, Pitanga, Sarandi e Umuarama.

Na sexta-feira, dia 21, a CVU fará o treinamento da banca de correção das redações. O trabalho da banca começa no sábado pela manhã. O resultado do concurso será divulgado no dia 22 de dezembro, às 14 horas, no site www.pas.uem.br. A matrícula dos aprovados em primeira chamada deverá ser efetivada de 13 a 15 de janeiro.

O Processo de Avaliação Seriada beneficia alunos matriculados nas três séries do ensino médio, que a cada ano são submetidos a uma prova com conteúdo relativo à série em curso. É só no último ano que os candidatos fazem a opção pela graduação desejada. Nesta edição do PAS, foram disponibilizadas 750 vagas distribuídas entre as várias opções de curso.