As instalações reformadas e ampliadas da Academia Escola da UEM (Ceaf), vinculada à Coordenadoria de Desporto e Recreação (CDR), foram inauguradas nesta segunda-feira, dia 17. A obra, que durou oito meses, foi custeada com recursos próprios, provenientes da arrecadação de taxas e mensalidades do Projeto de Prestação de Serviço. Foi reformada uma área de 541,67 m² e foram construídos mais 311,33 m². A Academia passa a contar com mais espaços para atendimento, banheiros e vestiários internos e adaptados para PNE, sala de ginástica isolada acusticamente e com climatização.   

Durante a inauguração do Bloco QE-3, ao lado das quadras esportivas, o coordenador da CDR e também da Ceaf, Marcelo Villas Boas, comentou sua satisfação ao inaugurar o espaço, conquista de anos de luta. Disse que ele foi modernizado e proporciona aos acadêmicos de graduação e pós-graduação campo de pesquisa. Informou que a Ceaf atende a comunidade interna e externa. Lembrou que o aluno mais antigo atendido pelo projeto é José Luís de Carvalho e agradeceu a todos que contribuíram para sua concretização. O chefe do Departamento de Educação Física, Wilson Rinaldi, citou que a estrutura será boa também para o DEF, para alunos e usuários, oferecendo espaço atrativo e serviços de qualidade, com preço subsidiado. Destacou que espera que ele seja, cada vez mais, frequentado. 

O vice-reitor Júlio Damasceno ressaltou que eles começavam com pé direito ao inaugurar a primeira obra da gestão, uma obra importante. Agradeceu e parabenizou o trabalho de toda equipe que participou do projeto. Lembrou como é difícil finalizar obras. Destacou, ainda, que os participantes do projeto cumprem e ajudam a UEM a cumprir seu papel de integração com a sociedade e de formação de alunos, já que a Ceaf é um espaço de laboratório. Disse que a prestação de serviço de qualidade é outro ponto forte da Academia. Ao finalizar, comentou que viu a evolução do espaço desde que era aluno até hoje. 

A Ceaf atende pessoas da comunidade interna e externa com atividades de musculação e ginástica, orientadas por professores de Educação Física e também por acadêmicos supervisionados em seus estágios. Em seus 11 anos de existência, tem atendido diversas demandas da Instituição, servindo de espaço para aulas da graduação e pós-graduação em Educação Física, atendendo projetos de ensino, pesquisa e extensão, fornecendo dados para monografias, dissertações e teses e sendo espaço para realização de estágios obrigatório e não-obrigatório. O horário de funcionamento é das 7 às 13 e das 14h30 às 22 horas. Outras informações pelo fone 3011-4373.